A Niantic, desenvolvedora conhecida por estar à frente de títulos em realidade aumentada (RA) – como o ‘Pokémon GO’, ‘Ingress’ e ‘Harry Potter: Wizards Unite’ -, confirmou de forma oficial que encerrará a produção de ‘Catan: World Explorers‘ em breve. O game utilizava a tecnologia para criar uma experiência baseada no famoso jogo de tabuleiro.

De acordo com anúncio oficial, o aplicativo (app) deve ser abandonado em exatos dois meses, ou seja, em 18 de novembro, o que significa que os jogadores que conseguira acesso ao game mesmo em fase de acesso antecipado em alguns países como Austrália, Nova Zelândia, Dinamarca, Suíça e Cingapura não poderão mais jogar a partir da data em questão.

publicidade

O jogo anunciado em junho de 2020 agora não está disponível para download em lojas de apps em países onde foi lançado temporariamente, e as compras em dinheiro real foram desativadas. Quaisquer fundos restantes do título podem ser transferidos para ‘Pokémon Go’, segundo a desenvolvedora.

catan pokemon go
‘Catan: World Explorers’ será descontinuado em breve, revela Niantic – a mesma de ‘Pokémon GO’. Imagem: Niantic/Divulgação

“A equipe originalmente se propôs a construir um jogo que transformasse o mundo em um tabuleiro de ‘Catan’”, escreveu a Niantic, em nota. “Tínhamos uma visão de negociar, colher e construir o mundo no jogo sazonal e zerar o tabuleiro a cada mês, assim como você faz para cada nova partida que joga em casa. Mas, tentar adaptar um jogo de tabuleiro tão bem projetado para um jogo Massively Multiplayer Online (MMO) global, baseado em localização, era um desafio difícil”.

Além das dificuldades para implementar as experiências que são vistas na experiência de tabuleiro – incluindo a parte de o comércio, colheita e construção -, a empresa admitiu que a ideia deu errado porque a própria equipe de desenvolvimento percebeu que o título em RA “ficou um pouco complicado e muito distantes do jogo original”. 

“Estamos muito orgulhosos do jogo que fizemos, no entanto, ficamos um pouco complicados e muito distantes do jogo original. O trabalho e o conhecimento que aprendemos trabalhando neste jogo não foram perdidos e já estamos trabalhando duro em mais games para o futuro”, concluiu a Niantic.

Leia mais:

Em entrevista recente ao site Eurogamer, a empresa revelou que atualmente tem cerca de 10 títulos em desenvolvimento, incluindo um “protótipo para vestíveis RA” e “vários projetos” em colaboração com a companhia de teatro britânica Punchdrunk, visando “reinventar a narrativa a um público do século 21 e expandir ainda mais o horizonte de entretenimento interativo”.

Desde então, vimos vislumbres de uma demonstração da tecnologia de Pokémon Go para Microsoft Hololens, bem como o próprio protótipo de óculos de RA da empresa. A Niantic ainda anunciou ‘Transformers: Heavy Metal‘, outra versão licenciada da jogabilidade no mundo real, tal qual o game dos “monstros de bolso”, mas focado em combate.

De qualquer forma, a Niantic continua a operar o jogo original da companhia, o ‘Ingress’, bem como ‘Harry Potter: Wizards Unite’ e, claro, ‘Pokémon Go’ – que continua a fazer sucesso mesmo após cinco anos do lançamento. Já ‘Catan: World Explorers’ entra, junto com o ‘Minecraft Earth’ para a lista de games baseados em RA que foram encerrados nesse ano, sendo o último da Microsoft e da subsidiária Mojang.

Fonte: Eurogamer

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!