Cozinha do futuro: frango impresso em 3D é cozido a laser

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 23/09/2021 20h57
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Columbia descobriu que pode usar vários tipos de laser no cozimento de um filé de frango sem comprometer o sabor da comida.

E claro, não é um filé de frango comum. Eles usaram um feito totalmente por uma impressora 3D.

O experimento estuda a possibilidade de digitalizar a produção e preparação dos alimentos. O processo controla rigorosamente o tempo e o tipo de laser usado no cozimento.

A equipe descobriu que os diferentes tipos de luz cozinhavam os alimentos de maneiras distintas: os lasers azuis são melhores para cozinhar dentro do frango, enquanto a luz infravermelha é melhor para dourar a superfície.

Segundo os pesquisadores, os alimentos cozidos a laser ficaram mais úmidos e encolheram menos do que os grelhados no forno.

E tem mais: como os lasers podem cozinhar alimentos por meio de plásticos, a refeição pode ser preparada ainda dentro da embalagem.

O líder do estudo acredita que no futuro, os consumidores vão colocar os próprios dados biométricos em impressoras de alimentos, para personalizar as refeições conforme as preferências individuais.

Por enquanto a aparência não é muito convidativa, mas eles garantem que o gosto é excelente!!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.