Operadora Oi recebe multa de R$ 1 milhão por não divulgar plano mais acessível

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 28/09/2021 20h57
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após ter o plano de recuperação judicial prorrogado para 2022, a Oi vai ter que responder a um processo que alega que a empresa não ofertou de forma clara um dos planos de telefonia fixa.

O serviço, que custava entre 13 e 15 reais, foi criado para atender famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais e contava com franquia mensal de 90 minutos para chamadas locais.

O problema começou durante a investigação do caso, depois que as autoridades não encontraram nenhuma divulgação desse plano nem mesmo nas lojas da Oi. Até os funcionários tinham dificuldade de apresentar o serviço.

O juiz Sérgio Henrique Fernandes avaliou que a prestadora de serviços de telefonia não cumpriu com as obrigações e condenou a Oi a pagar uma indenização por dano moral coletivo calculada no valor de 1 milhão de reais.

A empresa também vai ter que divulgar adequadamente todas as características do plano de telefonia fixa de baixo custo.

Caso não cumpra a determinação da justiça, a tele vai receber multas diárias no valor de 3 mil reais.

A Oi alegou que opera de acordo com todas as normas previstas pela Anatel, e que não existem provas que confirmem a necessidade de alterar as obrigações contratuais com os clientes.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.