Ontem a Amazon apresentou o Astro, seu primeiro robô doméstico que conta com Alexa e personalidade própria. Apenas um dia depois, a VICE teve acesso a documentos e vídeos internos da produção do Astro, e aparentemente os desenvolvedores acreditam que o robozinho não está pronto para o lançamento.

“O Astro é terrível, e quase com certeza vai se jogar da escada se tiver a oportunidade. A identificação das pessoas não é confiável, na melhor das hipóteses, o que torna a proposta [do robô servir como] segurança interna ridícula”, disse uma fonte que trabalhou no projeto. 

publicidade

E relatório não é o primeiro sinal que os desenvolvedores dão de que o Astro pode não estar pronto para ser vendido. Em março, havia rumores de que o robô doméstico da Amazon, inicialmente batizado de Vesta, estava em fase avançada de desenvolvimento. Na época, pessoas envolvidas no projeto temiam que o Astro acabasse se mostrando um fracasso de venda na mesma escala do Fire Phone de 2014 da Amazon.

Astro, o simpático robô da Amazon
Divulgação/Amazon

A Vice também relatou que o Astro é muito frágil e que vários protótipos quebraram. Esse pode ser um baita problema para um robô que vai custar US$1.450 (quase R$8.000 na cotação atual) e fica no chão da casa, à mercê de crianças, animais de estimação e adultos distraídos.

publicidade

Um desenvolvedor disse ainda que o Astro é um “pesadelo de privacidade”, coletando dados biométricos e de voz de todos os usuários e visitantes da casa.

Em uma declaração para o The Verge, a Amazon disse que os documentos vazados são datados, e não refletem como o Astro funciona atualmente. “O Astro passou por testes rigorosos de qualidade e segurança, incluindo dezenas de milhares de horas de teste com participantes beta. Isso inclui testes abrangentes do sistema de segurança do Astro, desenvolvido para evitar objetos, detectar escadas e parar o aparelho onde e quando for necessário”, diz a declaração.

publicidade

Leia mais:


Mas considerando o lançamento baseado em convite do Astro, parece que a Amazon não está tão confiante assim na performance de seu novo robô. Para comprar o Astro, o usuário precisa requisitar um convite no site e responder uma pesquisa, que inclui uma pergunta sobre que tipo de escada a pessoa tem em casa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!