Em um evento hoje (13), a Acer apresentou o notebook ConceptD 7 SpatialLabs Edition, que tem uma tela 3D que funciona sem a necessidade de óculos. Ele foi desenvolvido especialmente para profissionais que trabalham com 3D, e usa a tecnologia SpatialLabs, apresentada em um protótipo em maio desse ano.

ConceptD 7 SpatialLabs Edition, o notebook com tela 3D
ConceptD 7 SpatialLabs Edition, o notebook com tela 3D / Divulgação: Acer

O notebook ConceptD 7 SpatialLabs faz parte da linha de computadores ConceptD, criada para artistas que trabalham com modelagem 3D, com computação gráfica e/ou animações, além de arquitetos, designers de interiores e outros.

publicidade

O novo modelo vai um passo além dos outros modelos da linha, ou melhor, uma dimensão além, pois além de oferecer um hardware com ótimo desempenho, permite que seus usuários visualizem suas criações 3D na tela em tempo real sem os sempre incômodos óculos 3D.

Como funciona a tela 3D sem óculos do notebook da Acer

A mágica acontece com uma mistura entre software e hardware. As câmeras 3D rastreiam a posição e movimento dos olhos e também todos os movimentos feitos com a cabeça. A partir dessas informações, o sistema renderiza imagens diferentes para cada olho, e faz os ajustes necessários em tempo real para que a ilusão de 3D não se perca, mesmo que o usuário se mexa.

Para dar conta de tudo isso, o ConceptD 7 SpatialLabs Edition também é um notebook de respeito. Por dentro, o novo notebook conta com um processador Intel Core i7de 11a geração e pode ser equipado com uma GPU GeForce RTX 3080 para laptops, além de até 32 GB de RAM (DDR4) e um SSD de até 2 TB. A tela de 15,6 polegadas tem resolução de 3840 x 2160 pixels em 2D ou 1920 x 2160 pixels em 3D.

A Acer conta que uma atualização do app SpatialLabs Go faz a conversão de conteúdo 2D para 3D usando inteligência artificial, incluindo fotos, vídeos, games e até as janelas de uma chamada de vídeo. Assista ao vídeo de lançamento abaixo.

Foco nos profissionais que trabalham com 3D

O SpatialLabs Model Viewer funciona com os principais apps 3D do mercado como Autodesk Fusion 360, Rhinoceros e Zbrush, entre outros, que podem exportar seus modelos para o formato. A Acer sugere o uso com uma tela 2D externa para visualizar o projeto, com a tela do notebook mostrando ele em 3D.

Com seu notebook com tela 3D, a Acer também lançou o site do SpatialLabs para desenvolvedores.

Preço além da imaginação

O preço do notebook ConceptD 7 SpatialLabs Edition da Acer é altíssimo, como você já deve imaginar pelas especificações e pela inovadora tela 3D. Ele será lançado na Europa em dezembro por 3.599 Euros, ou o equivalente a pouco mais de R$ 23 mil na conversão direta. Imagine o quanto ele custaria no Brasil?

Além desse notebook, a Acer apresentou um novo Chromebook, o ConceptD 3 e o notebook/tablet ConceptD 3 Ezel, mas isso fica para outro post.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!