A Acer anunciou nesta quinta-feira (27) um notebook com uma tela 3D. Equipada com tecnologia da SpatialLabs, a máquina, baseada na linha ConceptD, é capaz de exibir imagens tridimensionais que parecem flutuar em frente à tela.

A solução é baseada em uma tela UHD convencional sobre a qual é aplicado um filtro lenticular, tecnologia similar à do Nintendo 3DS, que permite a exibição de imagens tridimensionais sem o uso de óculos.

Um par de câmeras sobre a tela rastreia a posição dos olhos do usuário, ajustando a imagem de acordo com o ângulo de visão para manter a ilusão. O terceiro pilar da tecnologia é uma GPU dedicada, para renderizar os objetos em tempo real, que são exibidos no software SpatialLabs Model Viewer.

Ilustração demonstra o efeito 3D no Acer Concept D SpatialLabs. Imagens parecem flutuar em frente à tela. Imagem: Acer
Ilustração demonstra o efeito 3D no Acer Concept D SpatialLabs. Imagens parecem flutuar em frente à tela. Imagem: Acer

O ConceptD SpatialLabs é voltado a profissionais que trabalham com modelagem 3D, seja para criação de produtos, engenharia, animação ou desenvolvimento de jogos.

publicidade

Como exemplo de uso da tecnologia a Acer cita um designer de produto, que pode ver um objeto que está projetando sob todos os ângulos para ter certeza de que será como imaginado, antes mesmo de investir tempo e recursos para imprimi-lo em 3D ou criar moldes para produção.

O notebook funciona por padrão em modo 2D, como uma tela convencional. O modo 3D é ativado quando aplicações específicas da SpatialLabs são abertas. Entre elas o SpatialLabs Model Viewer, para visualizar objetos, e o SpatialLabs GO, que permite trabalhar “lado a lado” com imagens 2D, com ferramentas como Blender e Maya em um monitor externo e o resultado, em 3D, na tela do notebook.

Para estimular a adoção da tecnologia, a Acer anunciou um programa para desenvolvedores que utilizam a Unreal Engine. A empresa fornecerá aos admitidos no programa  um  protótipo do notebook ConceptD SpatialLabs por um período de três meses – totalmente gratuito, frete incluso.

Os candidatos aceitos podem usar o dispositivo fornecido para criar projetos na Unreal Engine e, em troca, devem permitir que a Acer demonstre e exiba esse(s) projeto(s) por um ano.

Leia mais:

“Nossa equipe está entusiasmada com as possibilidades do novo protótipo do notebook ConceptD SpatialLabs e seu programa de desenvolvedores”, conta John Buzzell, Líder de Desenvolvimento de Negócios Corporativos da Unreal Engine. “Quando seu conteúdo e aplicativos inovadores  combinam-se  ao  que  há  de  mais  moderno  em  visualização, você obtém uma experiência envolvente e acessível”.

Comentários dos usuários e uma entrevista também serão coletados durante o processo de  criação, para auxiliar no desenvolvimento do produto. Candidatos interessados devem preencher um formulário de inscrição. As inscrições terminam em 30 de junho de 2021. Candidatos selecionados serão contatados após esta data.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!