Um estudo da Auth0 apontou que empresas estão tendo problemas com a interface de login e senhas — a ponto dos clientes desistirem completamente de efetuarem cadastro. O estudo, que avaliou 17 mil clientes e negócios em 12 países, descobriu que uma opção única de login tende a desestimular o processo de compra virtual.

Na pesquisa, quase metade dos participantes (48%) informou preferir logins com autenticação multi-fatorial (MFA), misturando emails, senhas e uma validação como, por exemplo, um código via SMS. Além disso, 47% dos pesquisados preferem login único (Single Sign-On, ou SSO), para acesso a múltiplos serviços.

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Outras opções, como login biométrico, via redes sociais e login sem senha constaram nas preferencias, com 44%, 40% e 35%, respectivamente. Steven Rees-Pullmann, CEO da Auth0, acredita que até existe uma discrepância entre expectativas de clientes versus consumidores, mas o problema real está na conveniência.

“Consumidores querem usar serviços digitais, mas se o processo de login é problemático ou frustrante, eles farão negócios em outro lugar”, comenta. O representante da empresa também informa que, no aumento de ameaças online, as empresas precisam encontrar um equilíbrio entre a facilidade de acesso e a segurança de dados.

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Uma a cada dez empresas ainda usa apenas login de formulário

Apesar dos problemas com a usabilidade das interfaces de logins e senhas, a análise da Auth0 mostra que boa parte das empresas ainda não atendem às necessidades. A opção mais votada de segurança, o login multi-fatorial, era oferecido por apenas 29% dos negócios digitais.

Quase metade das empresas oferecem acesso único (SSO), com 47% dos participantes possuindo alguma forma de login, enquanto redes sociais estavam presentes em um terço dos entrevistados (35%). Outras opções que não exigem memorização de login, como biometria e acesso sem senha, constaram em 25% e 30%.

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No entanto, uma cada dez empresas (8%) não oferecia outra forma de login senão através do método de formulário. A mesma opção desagrada os clientes, já que quase metade (48%) não gosta de preencher longas telas de dados. 83% dos entrevistados chegaram a já desistir de compras por conta dos mesmos motivos.

Imagem: Vitalii Vodolazskyi/Shutterstock

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