A Apple anunciou nesta segunda-feira (18) a data de lançamento do macOS Monterey. A mais recente versão do sistema operacional da empresa da maçã para seus computadores chegará para todos os usuários a partir do dia 25 de outubro, após uma quantidade generosa de versões beta focadas nos desenvolvedores.

O macOS Monterey é uma atualização gratuita para todos, mas sem mudanças drásticas para os Macs compatíveis. Ele entrega incrementos para a alteração mais profunda que aconteceu na versão atual, a Big Sur. Este é o segundo lançamento da Apple de seu sistema operacional desde o começo da transição de processadores x86 da Intel, para a arquitetura ARM do M1 – seja no M1 lançado em 2020, ou nos novos M1 Pro ou Max apresentados nesta semana.

publicidade

Leia também

macOS Monterey em um MacBook Pro (Imagem: divulgação/Apple)
macOS Monterey em um MacBook Pro (Imagem: divulgação/Apple)

Uma das grandes novidades está na entrega de uma versão repaginada do navegador Safari, que agora também permite agrupar abas de forma muito semelhante ao que o Chrome já faz. O update também vem com o modo Foco que chegou recentemente ao iOS 15 e iPadOS 15.

publicidade

O Controle Universal finalmente poderá ser utilizado pelo usuário, permitindo o controle de um Mac e um iPad com apenas um mouse, levando o ponteiro de um produto para o outro, ou incluindo até mesmo outro Mac no grupo. A ferramenta também permite o compartilhamento de arquivos com o cursor.

O AirPlay agora está mais presente nos Macs, permitindo utilizar a tela ou alto-falantes deste computador para reproduzir conteúdo de outro produto compatível, como um vídeo rodando a partir do iPhone, ou música que sai de um iPad. Assim como acontece com o Apple TV, é possível até mesmo espalhar a tela do iOS no macOS Monterey.

publicidade

Macs compatíveis com o macOS Monterey

O novo macOS Monterey poderá ser instalado gratuitamente nos seguintes computadores da Apple:

  • iMac: final de 2015 e posterior;
  • iMac Pro: 2017 e posterior;
  • MacBook Air: Início de 2015 e posterior;
  • MacBook Pro: Início de 2015 e posterior;
  • MacBook: Início de 2016 e posterior;
  • Mac Mini: Final de 2014 e posterior;
  • Mac Pro: Final de 2013 e posterior.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!