Morta após receber um tiro supostamente acidental com arma cenográfica utilizada pelo ator Alec Baldwin, 63 anos, a diretora de fotografia Halyna Hutchins tinha 42 anos e trabalhava no set de filmagem do filme ‘Rust’. Recentemente, a revista American Cinematographer chegou a nomear a profissional como uma “estrela em ascensão” no ano de 2019. O trabalho mais conhecido dela era no filme de super-heróis independente de 2020, ‘Arqui-inimigo’.

A cinegrafista ucraniana morava em Los Angeles, mas nasceu e cresceu em base militar soviética dentro do Círculo Polar Ártico, de acordo com o site profissional dela. Formada em jornalismo internacional pela Universidade Nacional de Kiev, capital do país, Halyna trabalhou como repórter investigativa em produções documentais britânicas por toda a Europa durante alguns anos antes de migrar a carreira para a fotografia e a indústria cinematográfica.

publicidade
Quem era Halyna Hutchins, morta após tiro disparado por Alec Baldwin. Imagem: Instagram/Reprodução

Em 2015, resolveu se mudar para os Estados Unidos (EUA) em busca de um novo respiro para a carreira. Foi em Los Angeles, então, onde se formou como diretora de fotografia, especificamente no conservatório do American Film Institute em 2015.

Ao longo dos últimos seis anos de vida, Halyna trabalhou em alguns filmes em Hollywood além de ‘Arqui-inimigo’, como Blindfire’ (2020), drama policial com tensões raciais escrito e dirigido por Mike Nell, o terror ‘Darlin’ (2019), dirigido por Pollyanna McIntosh, e ‘The Mad Hatter’ (2021), de Catherine Devaney.

Em 2019, entrou para diversas associações de cinema – como a International Cinematographers Guild, Local 600 – e ganhou vaga como uma das” estrelas em ascensão” da revista American Cinematographer. As maiores oportunidades da profissional, incluindo a chance de trabalhar com Alec Baldwin em ‘Rust’, começaram a surgir graças ao galardão adquirido.

Halyna Hutchin veio a falecer após o acidente. Imagem: Instagram / Reprodução

Ao todo, Halyna foi creditada com o envolvimento na produção de 49 títulos de filmes, TV e programas ao longo da curta carreira, de acordo com a página profissional dela no IMDB – base de dados online do setor.

A última postagem feita por ela no Instagram, na terça-feira (19), mostrava a rotina de gravações de ‘Rust’ no Novo México. Ela publicou um vídeo em que exaltava os cavalos e a possibilidade de trabalhar perto deles. “Uma das vantagens de filmar um faroeste é andar a cavalo no seu dia de folga :)”, escreveu na legenda.

O diretor de ‘Arqui-Inimigo’, Adam Egypt Mortimer, disse à CNN Internacional que o fato de ela morrer em um set foi “realmente inacreditável”. Na visão dele, “Halyna era uma artista incrível que estava começando uma carreira, acho que as pessoas estavam realmente começando a notar”. “Ela era um talento brilhante, absolutamente comprometida com a arte e com o cinema”, afirmou.

Entenda o caso Alec Baldwin

O acidente que envolveu Alec Baldwin vitimizando a diretora aconteceu em Bonanza Creek Ranch, na cidade de Santa Fé, Novo México (EUA), na últimaquinta-feira (21). Halyna foi aintigida na região do abdômen, mas logo foi transportada de helicóptero para o Hospital da Universidade do México. Todavia, ela não resistiu aos ferimentos.

O diretor do longa, Joel Souza, 48, recebeu alta hospitalar após se ferir da mesma maneira. Quem confirmou a informação foi uma das estrelas do filme ao lado do veterano ator, Frances Fisher.

O disparo teria sido acidental e Baldwin não ficou ferido, conforme informações da revista Variety. “Estamos tentando determinar agora como e que tipo de projétil foi usado na arma de fogo”, disse Juan Rios, porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé. Ninguém foi preso na ocasião, visto que nenhuma das testemunhas incriminou o ator ou outras pessoas envolvidas. Os investigadores, atualmente, trabalham para apurar o que aconteceu.

Leia mais:

O site Deadline ouviu de fontes que o ator principal engatilhou a arma durante um ensaio para o ensaio de uma cena e atingiu os diretores da produção. O set Bonanza Creek Ranch, conhecido por produções de filmes de faroeste, foi prontamente fechado pela polícia.

Um porta-voz de produção da Rust Movie Productions LLC emitiu nota oficial: “Houve um acidente hoje nas filmagens de “Rust”, no Novo México, envolvendo a falha de ignição de uma arma de suporte. Duas pessoas foram levadas ao hospital e estão recebendo cuidados. A produção foi interrompida. A segurança de nosso elenco e equipe continua sendo nossa principal prioridade.”

“Os detetives estão investigando como [a arma foi usada] e que tipo de projétil foi disparado”, disse o Gabinete do Xerife em outro comunicado. “Este incidente continua sendo uma investigação ativa. À medida que mais informações forem disponibilizadas, atualizações serão fornecidas.”

Fontes: CNN, Deadline e Variety

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!