Na última quinta-feira (21), ator Alec Baldwin, de 63 anos, disparou uma arma cenográfica durante as gravações do filme independente ‘Rust‘ no Novo México (EUA), no exato momento em que gravava uma cena. A polícia investiga a situação como um acidente, que causou a morte da cinegrafista Halyna Hutchins e feriu o diretor da produção, Joel Souza.

Hutchins, de 42, foi atingida na região do abdômen e transportada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, onde resistiu por alguns momentos antes de falecer. Já Souza, 48 anos, foi levado de ambulância ao Centro Médico Regional Christus St. Vincent, em Santa Fé, onde recebeu tratamento de emergência para os ferimentos, segundo o gabinete do xerife do condado.

Leia mais:

Em comunicado oficial da polícia, Hutchins e Souza “foram baleados quando uma arma de fogo foi disparada por Alec Baldwin, 68 anos, produtor e ator”. Após a chegada dos agentes no Bonanza Creek Ranch, locação cinematográfica famosa ao sul de Santa Fé, o ator foi interrogado por investigadores e estava “desesperadamente chorando”. Ele foi liberado logo em seguida.

publicidade
alec baldwin
Alec Baldwin mata cinegrafista acidentalmente com disparo de arma cenográfica. Imagem: PAN Photo Agency / Shutterstock.com

Ninguém foi preso no incidente e nenhuma acusação foi apresentada, disse o gabinete. Os detetives entrevistaram testemunhas, e o incidente permanece sob uma investigação “aberta e ativa”, de acordo com informações da polícia. Por ora, todo o caso é investigado como acidente, porém mais provas, assim como conversas com testemunhas, serão coletadas para análise.

Os representantes de Baldwin , por ora, não responderam a um pedido de comentário.

“Recebemos a notícia devastadora esta noite, que um de nossos membros, Halyna Hutchins, a diretora de fotografia de uma produção chamada ‘Rust’ no Novo México, morreu em decorrência de ferimentos sofridos no set”, disse John Lindley, presidente da International Cinematographers Guild. “Os detalhes não estão claros no momento, mas estamos trabalhando para aprender mais e apoiamos uma investigação completa sobre este trágico evento. Esta é uma perda terrível, e lamentamos o falecimento de um membro da família de nossa comunidade”.

A atriz Frances Fisher, uma das estrelas do filme, informou por meio do Twitter na noite de quinta-feira (21) que Souza havia dito a ela que “já estava fora do hospital”.

Rust Movie Productions LLC, a entidade de produção por trás do filme, também divulgou um comunicado oficial dizendo que o elenco e a equipe estão “devastados” e que a empresa está cooperando totalmente com a investigação.

“Todo o elenco e equipe foram absolutamente devastados pela tragédia de hoje, e enviamos nossas mais profundas condolências à família e entes queridos de Halyna”, disse a empresa. “Paramos a produção do filme por um período indeterminado e estamos cooperando totalmente com a investigação do Departamento de Polícia de Santa Fé. Estaremos fornecendo serviços de aconselhamento a todos os ligados ao filme enquanto trabalhamos para processar este terrível evento”.

Tiro acidental?

Segundo a polícia, o gabinete do condado recebeu uma ligação relatando o incidente às 13h50 (horário local). “Temos uma pessoa que foi baleada acidentalmente”, dizia a voz de alguém na ligação, conforme divulgado pela revista Variety.

A produtora de ‘Rust’, então, emitiu comunicado inicial momentos depois, dizendo que “um acidente no set de ‘Rust’, no Novo México, envolvendo uma falha de ignição da arma cenográfica, levou ao disparo”.

No entanto, a polícia logo rebateu a informação indicou que “era muito cedo” para dizer que tipo de situação estava envolvida. Por mais que investigue atualmente o caso como acidente, em nenhum momento o departamento usou a palavra exata ao público e à imprensa, deixando tal determinação para os investigadores.

“O escritório do xerife está se referindo a este incidente como uma investigação de tiroteio”, disse o porta-voz da polícia, Juan Rios. “Esse detalhe será tratado pelos detetives enquanto trabalham no caso”. Por ora, a única informação confirmada sobre o ocorrido é que o tiroteio ocorreu “durante a filmagem de uma cena”.

“De acordo com os investigadores, parece que a cena que estava sendo filmada [com Alec Baldwin] envolveu o uso de uma arma de fogo durante o disparo”, apontou o escritório. “Os detetives estão investigando como e que tipo de projétil foi disparado”.

Quem são as vítimas?

Hutchins se formou no American Film Institute em 2015 e trabalhou em vários curtas-metragens antes de filmar ‘Arqui-inimigo’, um longa-metragem de 2020 estrelado por Joe Manganiello (‘Liga da Justiça’, ‘Magic Mike’). Ela foi nomeada uma “estrela em ascensão” pela entidade que representa os cinegrafistas, a American Cinematographer, em 2019.

“Ela era uma pessoa maravilhosa, positiva e criativa que estava muito animada por estar se destacando e fazendo filmes”, afirmou Michael Pessah, um cinegrafista amigo de Hutchins à Variety. “Ela estava realmente em ascensão.”

Lesli Linka Glatter, presidente da Directors Guild of America (DGA), expressou condolências em nome do diretor ferido e também da cinegrafista – que, em ‘Rust’, trabalha como Diretora de Fotografia.

“A DGA está extremamente triste ao saber do trágico falecimento da cineasta Halyna Hutchins e dos graves ferimentos sofridos pelo diretor filiado, Joel Souza, em um incidente no set no Novo México”, disse ela. “Aguardamos mais detalhes e uma investigação completa. Nossos corações estão com a família de Halyna, com Joel e com todos os impactados”.

Souza é o nome responsável por escrever e dirigir o filme faroeste, que também conta com Jensen Ackles (‘Supernatural’), Brady Noon (‘Virando o Jogo dos Campeões’) e Travis Fimmel (‘Vikings’). O set, após o acidente, foi devidamente fechado.

Halyna Hutchin veio a falecer após o acidente. Imagem: Instagram / Reprodução

Alec Baldwin estrela e produz ‘Rust’

Na produção, Baldwin é coprodutor e interpreta o infame fora-da-lei Rust, cujo neto de 13 anos (Noon) é condenado por um assassinato acidental. Já Ackles interpreta um Marechal responsável pelo caso fictício, enquanto Fimmel atua como um caçador de recompensas que está atrás da dupla avô e neto – que, no decorrer do filme, criam um vínculo inesperado enquanto fogem.

Em maio de 2020, foi anunciado que Alec Baldwin iria estrelar e produzir o longa. O filme começou a ser gravado em outubro de 2021, logo após Travis Fimmel, Brady Noon, Frances Fisher e Jensen Ackles confirmarem os nomes no elenco. A previsão de lançamento, segundo informações, estava para o fim de 2022.

Fãs lembras da morte de Brandon Lee

O acidente no set de filmagens de ‘Rust’ não foi o primeiro que vitimou uma pessoa. O ocorrido lembrou bastante a mídia e os fãs nas redes sociais um trágico evento que aconteceu em 31 de março de 1993. Quando filmava cenas do longa ‘O Corvo’, o ator Brandon Lee, de 28 anos, filho de Bruce Lee (1940-1973) morreu após ser atingido fatalmente.

A arma foi disparada pelo também ator Michael Masse, que deveria dar um tiro de festim no peito do personagem, o disparo foi fatal. O acidente abalou Masse ao ponto de ele fazer uma pausa na carreira durante um ano. E, para finalizar o longa, foi usado um dublê e também efeitos especiais de substituição facial usando o rosto de Lee.

O vídeo com a filmagem do acidente fatal foi usado como prova nas investigações e, posteriormente, destruído como decisão do acordo judicial.

Brandon Lee, filho de Bruce Lee, também foi morto por tiro acidental em filmagens. Imagem: Buena Vista Pictures/Divulgação

Leia mais:

Fontes: Variety e Los Angeles Times

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!