A Grasshopper Manufacture, o estúdio liderado pela lenda dos games Goichi Suda (ou Suda 51) e responsável por jogos como ‘No More Heroes‘, foi adquirido pela gigante chinesa NetEase, através de um acordo de transferências de ações realizado no primeiro semestre de 2021 – mais específico, no dia 31 de maio.

No ano em que marca o 23º aniversário da desenvolvedora de jogos, Suda mostrou-se feliz com a aquisição, e afirmou em anúncio oficial que tem boas perspectivas para o futuro. Ele também declarou que a a comprar permitirá repensar a abordagem ao desenvolvimento e organização estrutural dos títulos, com diversas vantagens no processo criativo.

“O nosso estúdio é composto por uma equipa diversificada com experiências e personalidades variadas, todos apaixonados por videogames. Ao refletir sobre os pontos fortes e peculiaridades da nossa empresa, pude ver um novo futuro para nossa forma de produção criativa”, afirmou o CEO da companhia.

Suda ainda comentou a vontade é criar mais jogos de console sem igual e “dar asas à criatividade” sabendo que os orçamentos podem crescer com a aquisição pela NetEase, assim permitindo sonhar mais alto do que alguma vez conseguiram. “O nosso objetivo é aproveitar ao máximo estes recursos e fornecer três jogos quintessenciais da Grasshopper Manufacture nos próximos 10 anos”, revelou.

publicidade

“A NetEase Games lançou muitos jogos fantásticos e há muito tempo ouço falar de sua boa reputação. Quando a NetEase Games apresentou a oportunidade de trabalhar juntos em jogos exclusivos, cheguei à conclusão de que, trabalhando juntos, podemos criar títulos ainda mais poderosos e criativos para nosso público”, diz ele, em anúncio.

Suda ainda garantiu que mantém a posição de presidente da Grasshopper Manufacture e assegurou que manterão total controle criativo dos futuros projetos. “Os jogos permanecerão característicos do DNA do estúdio”, afirmou.

Leia mais:

Suda concluiu o anúncio realçando o quão positiva é a parceria para o estúdio, tanto em termos financeiros e quanto em recursos humanos, “com acesso a novos recursos providenciados pela NetEase”. A aquisição, segundo ele, também significa que a Grasshopper Manufacture vai expandir e “atualmente está à procura de novos funcionários”.

A Netease Games tem, atualmente, mais de 10 mil produtores de jogos e aposta no mercado japonês para alcançar uma extensão global. Rumores, de acordo com o site IGN, sugerem que o estúdio que está em negociações com Toshihiro Nagoshi, criador da franquia ‘Yakuza’ e que abandonou recentemente a Sega, para um novo projeto.

Também em comunicado oficial, a NetEase acrescentou que está “encantada” por se aliar ao estúdio japonês, cuja “filosofia de design e criatividade artística fazem com que seja diferente de todos os outros”. Total liberdade criativa e os recursos necessários é o que prometem – e garantem – oferecer.

Fontes: gamesindustry.biz e IGN

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!