Uma reportagem da Business Insider aponta que o Google está acionando seus advogados para moverem ações contra pesquisadores internos da própria empresa numa tentativa de censura judicial. As pesquisas envolvem os mecanismos de busca e inteligência artificial do grupo Alphabet.

A censura não se trata de uma medida para impedir vazamentos de segredos industriais, mas sim, pesquisas que fazem o próprio Google “ficar mal na foto”.

publicidade

Os pesquisadores recebem ordens para retirar termos como “justiça” e “tendência” dos resultados, bem como chegar a modificar os dados coletados, numa prática que não apenas é antiética, mas também incrivelmente perigosa.

“Você tem dezenas de advogados — e sem dúvida, advogados altamente treinados — que ainda assim conhecem muito pouco dessa tecnologia… e eles estão vasculhando suas pesquisas como se fossem graduandos de Língua Inglesa lendo um poema.”

Censura do Google visa evitar crise pública para empresa

Os primeiros episódios de censura do Google ocorreram após a demissão da pesquisadora em ética de Inteligência Artificial, Timnit Gebru. A pesquisadora foi demitida após apontar políticas e tendências racistas dos algoritmos da Big Tech.

publicidade

Na prática, os pesquisadores sabem que a inteligência artificial do Google, por mais fantástica que seja, não funciona também para outras pessoas que não sejam como a maioria do quadro de funcionários da empresa — homens e brancos.

Descobertas como essa, que são grandes problemas do setor, podem levar a uma crise de opinião pública. Milhões de pessoas confiam nos resultados do gigante de busca, e isso poderia ser severamente afetado ao descobrir que o sistema não é capaz de apresentar os melhores resultados com base na sua raça ou gênero.

publicidade

No entanto, a má fama do Google já se espalha no meio da inteligência artificial. O ex-pesquisador do OpenAi — algoritmos de machine learning abertos — Jack Clark, afirmou em um tweet:

“Eu gostaria de colaorar com as pessoas nas pesquisas e eu faço uma quantidade enorme de trabalho em medidas/asserções/sínteses/análises de IAs. Por que eu tentaria colaborar com pessoas no Google se eu sei que háu m grupo invisível de pessoas que vai tentar se meter na nossa pesquisa?”

publicidade

Imagem: Vladimir Sukhachev/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!