Dentre as mais recentes novidades para o Instagram, está o Collabs: novo formato de publicação colaborativa que permite um mesmo post ter dois donos. As principais vantagens? Uma única postagem aparece no feed de ambos os usuários e, dessa forma, as interações também contabilizam para ambos os lados.

A ferramenta é fácil de usar e muito parecida com a função de marcação em fotos existentes no Instagram e Facebook. O recurso aceita a postagem conjunta de fotos e vídeos no feed, além de conteúdo do Reels.

publicidade

Ao que tudo indica, a função será disponibilizada para todos os usuários da rede social e não apenas para criadores de conteúdo – que, claro, será o público que mais se beneficiará da ferramenta.

No entanto, de acordo com os testes do Olhar Digital, a função, por ora, está disponível apenas em perfis com grande número de seguidores ou verificados. A atualização é recente e está chegado aos poucos (então, não se desespere se ela ainda não estiver disponível para você).

publicidade

Abaixo, preparamos um tutorial para você saber como publicar no Instagram com o Collabs, acompanhe!

Como fazer uma publicação conjunta no Instagram?

1. Abra o Instagram e clique no ícone “+” para fazer uma nova publicação – escolha entre as opções “Feed” e “Reels”. Para a nossa demonstração, selecionamos “Feed”;

publicidade

2. Após escolher a fotos, clique em “Avançar”. Edite, se achar necessário, e clique novamente em “Avançar”;

3. Em seguida, clique em “Marcar pessoas” e toque em “Convidar Colaborador”;

publicidade

4. Busque pelo usuário e clique no perfil correspondente, que será adicionado à publicação. Depois, selecione “Concluir” e compartilhe sua postagem normalmente;

Vale lembrar que um convite é enviado ao outro usuário do Instagram para que ele aceite a publicação conjunta.

Ou seja, para que o conteúdo apareça na timeline de ambos é necessário que o outro perfil autorize a marcação da sua conta na postagem.

Prontinho! Muito fácil, não é? Agora você já sabe como compartilhar uma publicação colaborativa em seu Instagram. Gostou da dica? Então compartilhe com os amigos.

Leia mais!

Crédito da imagem principal: Wachiwit/iStock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!