Com a pandemia, muitos migraram do regime de trabalho presencial para o home office. Um das diversas maneiras de otimizar o seu trabalho é recorrer às extensões disponíveis para o Google Chrome.

De início, saiba que o objetivo das extensões é justamente melhorar as funcionalidades do navegador. Elas são desenvolvidas usando tecnologias da Web como JavaScript, HTML e CSS, por exemplo. Além do Chrome, várias também funcionam da mesma forma no Firefox ou no Microsoft Edge.

publicidade

Extensões do Chrome para facilitar o trabalho em home office

O navegador do Google possui uma lista repleta de extensões que podem fazer a diferença no seu cotidiano. Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco exemplos que você pode instalar no browser em poucos cliques.

Momentum

Extensões do Chrome para otimizar o trabalho em home office
É possível inserir fotos de paisagens, lista de tarefas, previsão do tempo e até frases inspiradoras no Momentum. Imagem: Momentum/Reprodução

O Momentum é uma extensão bastante popular no Chrome, contabilizando atualmente mais de três milhões downloads. 

publicidade

O software substitui uma nova guia por uma espécie de “painel pessoal”, apresentando um fundo personalizado, uma lista de tarefas, clima, dentre outros.

O objetivo da extensão, segundo os desenvolvedores, é oferecer uma página que inspire a produtividade dos usuários com lembretes diários sobre as metas do dia.

publicidade

Zoom Scheduler

Extensões do Chrome para otimizar o trabalho em home office
Em poucos cliques, você pode iniciar ou agendar uma reunião através do Zoom Scheduler. Imagem: Zoom/Reprodução

O Zoom foi uma das ferramentas que explodiu em 2020 ao longo da pandemia. A plataforma foi uma das que foram adotadas por muitas empresas para reuniões totalmente virtuais. Se este for o seu caso, é uma boa ideia experimentar a extensão oficial do serviço.

O Zoom Scheduler (Agendador do Zoom, em tradução livre) permite que o usuário agende reuniões na plataforma através do Google Agenda. 

publicidade

Depois de configurar uma reunião, um link todas as informações são enviadas por um convite do Google Agenda para que os convidados possam ingressar com um único clique. Prático, não?

A próxima sugestão visa manter o seu bem-estar mesmo trabalhando por horas no computador.

StretchClock

Extensões do Chrome para otimizar o trabalho em home office
Imagem: Stretchclock/Reprodução

O Stretchclock funciona como um lembrete para pausar a rotina profissional por alguns minutos. O cronômetro da extensão é executado em uma das guias do navegador e alerta em horários definidos para que o usuário se levante da cadeira para se alongar, por exemplo. 

Quando o cronômetro de contagem regressiva chega a zero, a ferramenta mostra exercícios leves que você pode fazer no seu escritório. Você pode escolher quantos deseja fazer de cada vez, desde alongamentos simples até rotinas de exercícios mais extensas. 

Na prática, é mais uma maneira de permanecer ativo e ajudar a prevenir problemas nas costas e lesões por esforço repetitivo.

Leia mais:

Nimbus Screenshot & Screen Video Recorder

Extensões do Chrome para otimizar o trabalho
Imagem: Nimbus Screenshot & Screen Video Recorder/Reprodução

O Nimbus é outra extensão gratuita com mais de um milhão de downloads que capta imagens e vídeos na tela do seu computador.

Dessa forma, você pode mostrar facilmente a um colega de trabalho como fazer uma determinada tarefa, por exemplo. 

O software ainda permite adicionar gráficos, setas, adesivos, caixas de texto, realçar texto e desfocar áreas que você não deseja que sejam vistas.

Office

Extensão do Office
A extensão permite acessar e editar um documento salvo na nuvem. Imagem: Office/Reprodução

A extensão do Office oferece acesso rápido e conveniente direto do Chrome aos serviços do pacote de produtividade da Microsoft.

Basta clicar no ícone do Office e você verá poderá acessar aplicativos como: Word, Excel, Powerpoint e Outlook. 

Pronto! Agora você já conhece algumas extensões disponíveis para o Google Chrome que podem te ajudar na rotina de trabalho em casa.

Créditos da imagem principal: PixieMe/Shutterstock

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!