A empresa de design sueca Teenage Engineering está lançando o gabinete para PC Computer-1. O gabinete tem design em alumínio na cor laranja com barras cromadas, e pensado para placas-mãe do tamanho mini-ITX, ou seja, para computadores pequenos. O design é realmente interessante, mas o gabinete custa US$195 (cerca de R$1.100 na cotação atual), e vem com peças de metal que o usuário precisa “pensar duas vezes” antes de dobrar, segundo o próprio manual.

Sim, o gabinete vem desmontado em uma embalagem plana, e fica por conta do usuário montar o computador em si, com placa-mãe e tudo mais. É preciso dobrar várias das peças de metal com bastante atenção para não tomar um prejuízo considerável.

publicidade
Gabinete Computer-1 desmontado. Imagem: Teenage Engineering

As dimensões do Computer-1 são bem pequenas, com 6,69 polegadas de largura, 7,48 polegadas de profundidade e 12,67 de altura, cerca de 10 litros de capacidade. Considerando isso, o usuário vai precisar de um GPU realmente pequeno. O espaço para placas de vídeo é limitado a 180 mm, o que significa espaço para uma placa com apenas uma ventoinha.

Imagem via Teenage Engineering

O gabinete só pode conter uma fonte de alimentação menor que a ATX padrão, como a SFX. Quem optar por usar cooler de CPU tem 120 mm de altura de espaço até a superfície da placa mãe. 

publicidade

Como o The Verge apontou, o layout Computer-1 levanta questões sobre o fluxo de ar dentro do gabinete de PC. Como o calor sobe e a GPU puxa ar fresco para o interior do PC, a escolha da Teenage Engineering de colocar a GPU no topo do gabinete, não na base, é meio estranha.

Traseira e lateral do gabinete para PC Computer-1. Via Teenage Engineering

Leia mais:

Considerando preço, praticidade e utilidade, o Computer-1 é um gabinete focado apenas no visual mesmo. Ou para quem quer montar um PC no nível hard.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!