A Nikon apresentou sua nova câmera mirrorless Nikon Z9 (ou Z 9), que grava vídeos 8K com até 30 fps, ou 4K com até impressionantes 120 fps, com destaque para o sensor CMOS stacked de 45,7MP e o novo foco automático que promete excelentes resultados.

Nikon Z9 / Divulgação: Nikon
Nikon Z9 / Divulgação: Nikon

Ela conta com o recurso 3D Tracking, que rastreia o objeto de interesse de forma persistente e consistente. Além disso, ela também adota o obturador eletrônico, deixando de lado o mecânico, com até 1/200 segundos. Confira o vídeo de apresentação da Nikon Z9, que destaca o foco automático inteligente da nova câmera. 

Vídeos em 8K e 4K em câmera lenta são impressionantes 

Cada vídeo 8K pode ter até 125 minutos, ou pouco mais de duas horas. O vídeo acima mostra imagens em 8K capturadas pela Nikon Z 9.

Confira também o vídeo da câmera lenta 4K em 120 quadros abaixo, capturados com 11 megapixels.

publicidade

Se o fotógrafo quiser tirar fotos RAW, ela consegue tirar com 20 fps. Mais impressionante ainda, ela pode tirar até 1000 fotos seguidas em 20 fps, é só o fotógrafo manter o dedo no botão. Para dar conta de todo esse processamento de imagens, a Nikon Z9 conta com o chip Expeed 7, até 10x mais rápido que seu antecessor, segundo a Nikon. 

Tela da Nikon Z9 pode ser girada em quatro eixos

A tela OLED touchscreen pode ser girada em quatro eixos, facilitando a vida do usuário, e tem uma taxa de atualização 60Hz. Na hora de tirar a foto, não acontece o temido blackout quando o fotógrafo aperta o botão, pois são enviadas duas imagens da lente, uma para o viewfinder, outra para o cartão de memória.

Detalhe da tela touchscreen viewfinder da Nikon Z9
Detalhe da tela touchscreen viewfinder da Nikon Z9 / Divulgação: Nikon

A empresa destaca que a imagem enviada ao viewfinder não é afetada pela captura, assim o fotógrafo tem a noção exata do que está gravando, e não precisa liar com o blackout. Assista ao vídeo abaixo sobre esse novo recurso.

Foco automático da Nikon Z9 reconhece pessoas, bichos e veículos

O sistema de foco automático foi reformulado, e usando recursos de inteligência artificial, ele reconhece pessoas, animais (cachorros, gatos e pássaros, segundo a Nikon), veículos (aviões, trêns, motos e bicicletas). O vídeo acima é focado no novo foco automático da Nikon Z9. 

Além disso, o algoritmo também reconhece olhos, rostos e até as costas de uma pessoa, e os mantém em foco numa cena. Assim, ao gravar uma disputa esportiva, ela vai manter o objeto de interesse sempre centralizado e em foco. Mesmo com o foco automático desligado, ela rastreia os objetos de acordo com a distância e cor.

Assista ao vídeo abaixo para ver outros detalhes da nova câmera Z9.

Preço e disponibilidade

Como estamos falando de uma câmera mirrorless flagship, seu preço não será nada barato, US$ 5.500, ou cerca de R$ 30.998 na conversão direta. Além disso, vale lembrar que esse valor é só pelo corpo da câmera, e não inclui a lente. A Nikon Z9 deve ser lançada lá fora no dia 15 de dezembro.

Leia mais: 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.