A Nikon disponibilizou aos seus clientes uma atualização de software que amplia os modelos de câmeras da marca que podem ser utilizados como webcam. O upgrade é gratuito e compatível com macOS e Windows. A novidade é bem-vinda, considerando que a recomendação de isolamento social ainda vale no Brasil e em várias partes do mundo, e a redes sociais têm tido papel importante durante este processo.

Por meio de um cabo USB e em conjunto com o software, as câmeras da Nikon podem ser facilmente utilizadas como webcam. Desta forma, videoconferências pelo Skype ou Zoom, por exemplo, ficam com mais qualidade de imagem sem a necessidade de uma placa de captura.

publicidade

Com a atualização, os modelos compatíveis com a funcionalidade passam a ser: Z 7II, Z 7, Z 6II, Z 6, Z 5, Z 50, D6, D5, D850, D810, D780, D750, D500, D7500, D7200, D5600, D5500, D5300 e D3500. A empresa também deve disponibilizar a funcionalidade para suas próximas câmeras DSRL e mirrorless (sem espelho).

Reprodução

Nikon lançou mais uma atualização de software para ampliar a gama de câmeras da marca que podem ser utilizadas como webcam. Créditos: Logan Swenson/Shutterstock

Cabe destacar que por conta da pandemia causada pela Covid-19 e o maior aproveitamento da internet para o home office e comunicação em geral, outras marcas também já lançaram atualizações de softwares no sentido de tornar estes equipamentos webcams. A lista de fabricantes de câmeras que aproveitaram a oportunidade inclui Fujifilm, Olympus, Canon e Panasonic.

Câmera com foco no Instagram

Não é de agora que a Nikon tem investido na integração entre suas câmeras e as redes sociais. No ano passado, a marca lançou um equipamento com foco especial em fotos para o Instagram, a Z50. A câmera facilita a captura de imagem com uma tela de 3,2 polegadas que pode ser virada para que seja possível visualizar o enquadramento. Além disso, há um recurso que faz com que a câmera trave seus botões para que nenhuma configuração seja modificada enquanto a foto é tirada.

A Z50 conta com resolução de 20,9 MP e possui um sistema de foco automático. O equipamento também tem modo de fotografia para pouca luz e pode focar em até -4 EV (valor de exposição), o que é melhor que algumas das DSLRs da marca. Também há um flash embutido, bem como sistema de detecção ocular da Nikon. Os usuários podem definir manualmente o foco de detecção, caso haja várias pessoas no enquadramento. A câmera ainda possui várias outras vantagens para os criadores de conteúdo na rede social.

 

Fonte: NikonEphotozine