O cearense Rubens de Azevedo foi um dos mais importantes astrônomos que o Brasil já teve. Também era exímio desenhista e um excelente poeta e escritor. Escreveu diversos livros sobre Astronomia e se especializou na observação da Lua. Foi autor do primeiro mapa lunar brasileiro, além de participar do programa LION, de suporte às Missões Apollo que levaram o homem à Lua no final da década de 60.

Rubens de Azevedo ao lado do primeiro mapa lunar brasileiro desenhado por ele
Rubens de Azevedo ao lado do primeiro mapa lunar brasileiro desenhado por ele. Foto: Acervo

Mas seu mais importante legado na Astronomia, foi a divulgação da ciência. Ele atuou ativamente na implantação de diversos observatórios, clubes e associações astronômicas em todo o Brasil.

Leia mais:

Com seu jeito cativante e uma luneta apontada para Saturno, ele fisgou várias pessoas para a Astronomia. Era difícil deixar de olhar para o céu depois de conhecer Rubens de Azevedo. Nesta sexta (29), véspera do que seria seu centésimo aniversário, a União Brasileira da Astronomia, anunciou que o asteroide 84342, descoberto pelo brasileiro Paulo Holvorcem em 2002, acaba de ser nomeado oficialmente como (84342) Rubensdeazevedo. Em algum lugar no céu, o nome de Rubens de Azevedo agora está imortalizado.

publicidade
Nome de Rubens de Azevedo oficializado para o asteroide 84342
Nome de Rubens de Azevedo oficializado para o asteroide 84342. Fonte: Minor Planet Center

A proposta de homenagem partiu de astrônomos amadores brasileiros e foi abraçada por Holvorcem que enviou a sugestão de nome à IAU, a União Astronômica Internacional. No site da IAU o asteroide 84342 já aparece oficialmente com o nome Rubensdeazevedo e o texto memorial descritivo escrito por seu amigo e “discípulo” Dermeval Carneiro:

“Rubens de Azevedo (1921–2008) foi um astrônomo brasileiro e divulgador da ciência. Ele fundou observatórios e associações, incluindo a Sociedade Brasileira de Amigos da Astronomia, a primeira associação astronômica amadora do Brasil. Ele foi um selenógrafo e participante ativo da Rede Internacional de Observadores Lunar da NASA”

Rubens de Azevedo, que por 87 anos brilhou entre nós, agora brilhará para sempre entre as estrelas, a quem ele tanto se dedicou.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!