Cientistas descobriram um novo tipo de célula nervosa – ou neurônio – na retina. No sistema nervoso central, um circuito complexo de neurônios se comunica entre si para transmitir informações sensoriais e motoras, que são os chamados interneurônios que atuam como intermediários na cadeia de comunicação. 

Com isso, a pesquisa publicada no Proceedings of National Academy of Sciences dos Estados Unidos – liderada por Ning Tian – identifica um tipo até então desconhecido de interneurônio na retina de mamíferos.

publicidade

A descoberta marca um desenvolvimento para a ciência, já que os cientistas trabalham para uma melhor compreensão do sistema nervoso central, identificando todas as classes de neurônios e suas conexões.

“Com base em sua morfologia, fisiologia e propriedades genéticas, esta célula não se encaixa nas cinco classes de neurônios da retina identificados pela primeira vez há mais de 100 anos. Propomos que eles próprios possam pertencer a uma nova classe de neurônios da retina”, explicou Tian

publicidade

Leia mais:

A equipe de pesquisa chamou essa descoberta de ‘célula de Campana’ devido ao seu formato, que lembra um sino de mão. Essas células retransmitem sinais visuais de ambos os tipos de bastonetes fotorreceptores e cones fotorreceptores na retina. Por outro lado, seu propósito é o assunto dos estudos em andamento. 

publicidade

“No cérebro, se acredita que as células de disparo persistente estejam envolvidas na memória e no aprendizado”, disse Tian. Ele concluiu que “uma vez que as células têm um comportamento semelhante, elas poderiam desempenhar um papel na solicitação de uma ‘memória’ temporal de uma estimulação recente.”

Fonte: Medical Xpress

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!