Instagram e Facebook sofrem instabilidade nesta quarta-feira (3)

Lyncon Pradella03/11/2021 15h57, atualizada em 03/11/2021 16h08
down-instagram.png
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As redes sociais da Meta, Facebook e Instagram, passam por instabilidade na tarde desta quarta-feira (3). Usuários do Twitter reclamaram de queda e lentidão nos serviços e a página DownDetector também apontou para erros nas plataformas.

É a primeira vez que o Facebook e o Instagram caem após a troca do nome da empresa para Meta, anunciada na semana passada.

Instagram passa por instabilidade na tarde desta quarta-feira (3). Imagem: Reprodução/DownDetector
Facebook
Facebook passa por instabilidade na tarde desta quarta-feira (3). Imagem: Reprodução/DownDetector

Os usuários do Twitter não perderam tempo para reclamarem da instabilidade. Alguns, inclusive, aproveitaram para fazer memes com a situação.

https://twitter.com/tainaemanalise/status/1455973475278012425
https://twitter.com/Biel_comenta/status/1455973566361612289

Leia também:

Contra fake news, Instagram e Facebook inserem avisos em postagens sobre eleições

Na terça-feira (26), o Facebook anunciou que irá inserir rótulos em postagens sobre eleições com redirecionamento de usuários para a página da Justiça Eleitoral na internet. Isso vale também para o Instagram e a mudança faz parte de um esforço junto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para combater desinformação.

“A integridade das eleições é uma prioridade para nós e temos trabalhado nos últimos anos com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Brasil para proteger o processo democrático, identificando e agindo contra ameaças e ajudando as pessoas a terem acesso a informações confiáveis sobre a votação. Como parte do nosso trabalho com o TSE para a eleição presidencial de 2022, iremos direcionar as pessoas usando o Facebook e o Instagram no Brasil para informações oficiais sobre o sistema de votação e artigos rebatendo desinformação sobre o processo eleitoral”, informou o comunicado.

De acordo com a plataforma, as pessoas no Brasil começarão a ver um rótulo em postagens nos aplicativos que tratam de eleições e serão direcionados a uma página do site da Justiça Eleitoral. Isso porque desde 2016, o número de funcionários que atuam na área de segurança e integridade das plataformas foi quadruplicado, passando para mais de 40 mil pessoas. A empresa disse que as redes sociais atuaram durante as eleições municipais de 2020, estabelecendo regras de transparência da publicidade de candidatos. 

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.