Embora ainda seja uma aventura para poucos, pode-se dizer que 2021 foi o ano que marcou o início dos voos espaciais para turistas… Mas essa história começou faz tempo!
Em 28 de abril de 2001, o engenheiro e empreendedor norte-americano Dennis Anthony Tito foi o pioneiro no turismo espacial. Ele pagou impressionantes 20 milhões de dólares para embarcar na nave russa Soyuz TM-32 rumo à Estação Espacial Internacional.
Tito passou oito dias em órbita a bordo da ISS, ao lado do cosmonauta russo Yuri Baturin e do astronauta canadense Chris Hadfield.
Depois dele, alguns outros aventureiros conseguiram chegar ao espaço, mas até bem pouco tempo atrás, a exploração espacial era restrita a organizações governamentais, como a Nasa, a Roscosmos e a Agência Espacial Europeia.
Mas o turismo no espaço passou a figurar como desejo de bilionários, e isso gerou uma oportunidade de negócios e levou ao surgimento de empresas como a Virgin Galactic e a Blue Origin. A SpaceX também reservou algumas missões com esse propósito.
Este ano, essas três empresas já levaram 18 pessoas para “passear” no espaço.
Só que não basta querer e ter dinheiro para chegar lá. Para fazer uma viagem espacial a turismo, os procedimentos dependem de cada empresa. A Blue Origin, por exemplo, exige que a idade mínima seja de 18 anos. O interessado deve ter mais de um metro e meio e menos de 1,92 de altura, e pesar entre 50 e 101 quilos. A empresa ainda não divulgou quanto vai cobrar pela passagem.
Já a Virgin Galactic oferece três opções de passeio: o consumidor pode escolher entre comprar um assento único, adquirir um pacote com vários assentos ou o fretamento de um voo completo para até seis pessoas. O preço mínimo deve ficar por volta de 250 mil dólares, equivalente a cerca de 1 milhão e 400 mil reais.
A SpaceX realizou neste ano o primeiro voo totalmente civil da história: a missão Inspiration4, financiada e comandada pelo bilionário Jared Isaacman. A empresa está programando realizar a primeira viagem comercial totalmente privada para a ISS ainda no fim deste ano, em parceria com a startup texana Axiom Space.
Para participar do voo, eles pagaram 55 milhões de dólares por pessoa! No valor está incluído treinamento, lançamento e custos diários para a sobrevivência na estação espacial internacional por 14 dias. Apesar de ter divulgado o valor desse voo inaugural, a SpaceX ainda não definiu o preço das passagens para voos futuros.
O Olhar Digital preparou uma reportagem especial sobre esse assunto! Depois desta edição, vale a pena uma visita para ficar por dentro de tudo o já aconteceu e sobre o futuro das missões turísticas espaciais!
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!