5G no Brasil: termina o leilão da Anatel

Por Acsa Gomes, editado por Jeniffer Cardoso 05/11/2021 22h46
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Anatel encerrou no início da tarde desta sexta-feira a análise de todas as propostas das empresas que participaram do leilão do 5G.

De acordo com Fábio Faria, ministro das Comunicações, o leilão rendeu um montante de 46,79 bilhões de reais, valor abaixo da expectativa inicial, que era de ultrapassar a casa dos 50 bilhões de reais.

Durante o evento foram oferecidos lotes em quatro faixas de frequência: 700 megahertz, e 2,3, 3,5, e 26 Gigahertz. Cada uma dessas faixas foi dividida em blocos nacionais e regionais.

Na quinta, foram abertas as propostas das três primeiras faixas e, nesta sexta-feira, o leilão começou com lotes da frequência de 26 GHz.

Entre os nomes que conquistaram os principais lotes do leilão estão: Winity II Telecom, Claro, Vivo, TIM e Sercomtel. Como previsto pelo edital, a nova versão da tecnologia de internet móvel vai começar a ser ofertada por aqui a partir de julho de 2022.

Além do aumento de velocidade de conexão, o 5G promete potencializar a Internet das Coisas em soluções para Cidades Inteligentes, Smart Grid e Indústria 4.0.

Confira mais detalhes sobre o leilão do 5G em olhardigital.com.br.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Jeniffer Cardoso
Redator(a)

Jeniffer Cardoso é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de SP e trabalha na área desde 2004. Chegou ao Olhar Digital em 2021, para atuar na distribuição de conteúdo nas redes sociais.