Quando alguém fica sem acesso aos aplicativos como Facebook, Instagram e WhatsApp, já se pergunta se o problema é com internet. A dúvida mais comum é o que fazer quando há falha de com a conexão. Bom, a primeira coisa a fazer é verificar a velocidade da sua internet, para saber as velocidades de downloads, uploads e tempo de resposta. Essas informações servem para descobrir se os provedores estão cumprindo a entrega mínima de velocidade.

Sendo que mesmo contratando o plano mais veloz, não quer dizer que terá a conexão perfeita, pois as empresas são obrigadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a disponibilizar pelo menos 40% dela. Ou seja, se comprou 100 megas, pode ser que tenha em sua casa apenas 40.

publicidade

Além disso, é sempre bom verificar o roteador, já que a qualidade da internet é melhor nos dispositivos quando estão conectados por cabos de rede, isso porque o sinal sem fio pode sofrer interferências das paredes, portas e outros eletrodomésticos pelo ambiente.

Imagem mostra um globo feito de linhas digitais, envolvido por ícones que mostram serviços que demandam conexão à internet como nuvem, smartphones, entre outros
Crédito: Shutterstock

“Nessas horas, reiniciar o roteador, verificar se os aplicativos estão atualizados e aferir a qualidade da internet por um tempo podem ser suficientes para perceber o que está acontecendo”, disse Pedro Israel, cofundador da startup “Melhor Plano”. Também é outro problema a sua posição na casa, pois o ideal é que os aparelhos não tenham obstáculos entre si que possam interferir a transmissão de dados.

publicidade

Outro ponto importante, é ficar de olho no seu celular e também na companhia, pois nunca é demais verificar o próprio dispositivo. Além disso, quanto mais longe do roteador, menor é a velocidade recebida pelo aparelho. “Os fabricantes fazem uma compensação: quanto mais você se afasta, mais vai diminuindo a velocidade [da internet] para que a bateria do seu dispositivo, seja o celular, seja o laptop ou o tablet, se mantenha”, explicou Carlos Ferraz, professor do Centro de Informática da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Leia mais:

publicidade

Por fim, a última dica é checar os problemas com operadoras, como entrar em contato para saber se existe algum problema na região. Existem aplicativos oficiais das empresas que sinalizam se o local apresenta instabilidade de sinal de internet. Nesse caso, infelizmente, é só sentar e esperar.

Fonte: UOL

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!