As TVs de LED representaram um avanço e tanto para o mercado. O LED (Light Emitting Diode, Diodo Emissor de Luz) é uma evolução do LCD (Liquid Crystal Display, Tela de Cristal Líquido), oferecendo mais fidelidade de cor, com um consumo energético muito menor. A tecnologia continuou avançando em diferentes campos, desde os modelos UHD e NanoCell, até a chegada das telas OLED com pixels que se autoiluminam e não precisam de backlight.

Neste ano a LG está trazendo para o mercado nacional uma nova categoria de TV, a LG QNED MiniLED, que oferece como benefício duas tecnologias de aprimoramento de cores: os pontos quânticos e as nanopartículas (Quantum Dots + NanoCell) somados à iluminação de mini LEDs. Essa junção de tecnologias pode oferecer até 30 vezes mais pontos de iluminação e 13 vezes mais zonas de controle, entregando um brilho três vezes superior, em comparação com outras TVs LED/LCD. 

O que é MiniLED e o que a tecnologia traz para os consumidores?

Em uma TV de LED, a tela é iluminada por vários pontos individuais, ao invés de uma fonte de luz única como no LCD. Por isso, os fabricantes podem dividi-la em “zonas” e controlar a intensidade de luz em cada uma delas individualmente – uma tecnologia chamada “Local Dimming”. Isso melhora o contraste das imagens e evita o “preto acinzentado” das telas LCD convencionais.

O MiniLED trouxe a inovação definitiva dos painéis LED, com base em um conceito simples: em vez de usar uma dezena de LEDs para iluminar a tela, são usados milhares de LEDs minúsculos, o que resulta em milhares de “zonas”. O tamanho menor permite que mais LEDs ocupem o mesmo espaço de tela, oferecendo pretos mais profundos e uma taxa de contraste mais alta do que outros tipos de TV LED. Cenas claras e escuras se beneficiam muito dessas atualizações de desempenho, parecendo mais reais.

Leia mais:

LG Business Solutions Center: showroom em São Paulo apresenta o que há de mais moderno da marca

Ao mesmo tempo, a tecnologia de aprimoramento de imagem também avançou, como no caso da LG QNED MiniLED que alinha a nova iluminação de mini LED com opções de resoluções (com 4K e 8K) e cores melhores por meio de tecnologias como o Quantum Dot (pontos quânticos que fazem a filtragem de cores para oferecer mais intensidade) e NanoCell (nanopartículas que filtram certas frequências de cores, revelando cores puras e realistas). A ideia por trás da linha LG QNED é combinar as tecnologias Quantum Dot e NanoCell, aproveitando o melhor de cada uma para aprimorar ainda mais a capacidade de representar e criar cores excepcionais nas TVs MiniLED.  

A nova categoria LG QNED MiniLED está disponível nas séries 65” e 75” (QNED90), com resolução 4K; e 75” e 86” (QNED99), com resolução 8K. A nova tecnologia pode oferecer até 30 vezes mais pontos de iluminação e 13 vezes mais zonas de controle, entregando um brilho três vezes superior. Essa inovação proporciona um maior volume de cores, mais puras, e nitidez em qualquer cena. 

O modelo 8K de 86 polegadas da LG com tecnologia Mini LED, por exemplo, vem com uma unidade de luz de fundo composta por quase 30.000 pequenos LEDs e quase 2.500 blocos de escurecimento, para um brilho excepcional e uma relação de contraste impressionante de 1.000.000:1 – um desempenho sem igual para uma TV LCD.

LG
Créditos: LG

Tanto nas séries QNED90 quanto QNED99, os modelos LG QNED MiniLED TV com 4K e 8K possuem 4 entradas HDMI 2.1, processadores α7 Ger.4 AI 4K (QNED90) e α9 Ger.4 AI 8K (QNED99). Dolby Vision IQ & Dolby Atmos, inteligência artificial ThinQ AI integrado com assistentes de voz Google Assistente e Amazon Alexa.

A linha conta ainda com sistema operacional WebOS 6.0, que suporta novos comandos de voz, fazendo com que a gestão de TV e a pesquisa de serviços de streaming, internet e canais de TV sejam mais fáceis. Uma nova interface inicial fornece um acesso mais rápido aos aplicativos mais utilizados e agiliza a descoberta de conteúdo com recomendações baseadas nas preferências do usuário e no histórico de visualização.

O controle Smart Magic funciona ainda como um “mouse da TV”, com navegação mais  rápida e intuitiva. A linha 2021 chega com novos botões direcionais para os serviços de streaming: Netflix, Globoplay, Disney+ e Amazon Prime Video, com acesso rápido aos conteúdos preferidos. O novo Smart Magic também possui botões para ativar tanto o Google Assistente, como a Amazon Alexa, além de funcionar como microfone para dar os comandos, em português, à TV. Também é possível controlar a TV pelo smartphone, com o aplicativo LG ThinQ.

Clientes que comprarem o modelo ainda têm direito a instalação e suporte de parede fixo grátis. Com a Nota Fiscal em mãos, basta informar os dados de sua compra no site da LG e solicitar a instalação de sua TV. Um representante da assistência técnica irá entrar em contato em até 72 horas para agendar sua instalação. Conheça as novas TVs LG QNED MiniLED no site oficial da marca.