O uso de máscaras de proteção contra Covid-19 vai passar a ser opcional em academias da cidade do Rio de Janeiro, segundo decreto publicado nesta quarta-feira (17). Piscinas e centros de treinamento também foram comtemplados com a decisão. A apresentação de comprovante de vacinação segue obrigatória.

Quem tem entre 15 e 60 anos precisa apresentar o comprovante das duas doses ou da dose única (no caso da Janssen). Idosos com mais de 60 precisam ainda mostrar o comprovante da dose de reforço. Os certificados são necessários para frequentar esses estabelecimentos.

Desde o fim de outubro, o uso de máscaras contra Covid-19 em locais abertos já não é mais obrigatório na cidade. De acordo com a a Secretaria Municipal de Saúde, 75,7% da população do município já foi imunizada com duas doses ou dose única da vacina. Se lavada em conta apenas a população com 12 anos ou mais, o percentual sobe para 88,3%.

Uso de máscaras contra Covid-19 em locais abertos

No último dia 26, a Prefeitura do Rio publicou o decreto que desobriga o uso de máscaras de prevenção contra a Covid-19 em locais abertos.

publicidade

De acordo com o comunicado, a medida foi tomada após o município atingir 65% da população totalmente vacinada contra a doença. A decisão também precisou ser aprovada na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

Leia também!

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que com a ampliação da vacinação contra a Covid-19, o município passou a registrar um baixo número de pacientes hospitalizados com coronavírus. Atualmente, a capital conta com 161 pessoas internadas com a doença na rede pública, cerca de 2,2% do total de hospitalizações do sistema.

“A gente está na nona semana com redução do número de casos. Temos 2% somente dos leitos ocupados. Há uma redução do número de casos e uma taxa de transmissão, replicação da doença, muito baixa, a menor desde o início da pandemia. Isso vai dando confiança para a gente tomar atitudes”, disse Soranz.

O prefeito Eduardo Paes destacou que o uso de máscaras contra Covid-19 segue obrigatório em locais fechados e que o acessório passa a ser opcional em ambientes abertos. “O [decreto da prefeitura] libera o uso de máscaras em espaços públicos. Não obriga ninguém a não usar. Quem gosta e quer usar máscara, não há proibição nenhuma”, explicou durante uma live.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!