A plataforma Nota do Milhão, usada pela prefeitura de São Paulo para emitir notas fiscais, está fora do ar nesta quinta-feira (18). Nas redes sociais, usuários reclamam que não estão conseguindo gerar notas. Os problemas começaram na tarde de quarta (16).

Ao acessar o site, a mensagem “sistema de emissão da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços está em manutenção e passa por instabilidade. Contamos com a sua compreensão”. Não há mais detalhes sobre a previsão para o serviço voltar.

publicidade

Em comunicado, a prefeitura afirma que o problema persiste desde o dia 13. “Durante o final de semana e feriado (13 a 15/11) houve uma manutenção para atualização de diversos sistemas da Secretaria. Na terça-feira (16/11) foi constatada a instabilidade no ambiente da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, situação que persiste nesta quarta-feira (17/11)”, diz o texto.

“Apesar dos eventuais transtornos operacionais que o problema da instabilidade do sistema possam acarretar aos prestadores de serviço, a Secretaria Municipal da Fazenda destaca que os contribuintes têm um prazo de dez dias para emissão da nota, logo poderão fazê-la quando da normalização do acesso”, completa ainda.

Emissão de notas fora do ar em São Paulo

A Secretaria Municipal da Fazenda explica que a plataforma Nota do Milhão é usada para emitir notas em serviços como colégios, faculdades, cursos de idiomas, construtoras, conserto de eletrodomésticos, cabeleireiros, estacionamentos, academias, lavanderias, creches, oficinas mecânicas, empresas de segurança e outros.

A Nota do Milhão é emitida pela Prefeitura da capital, enquanto a Nota Fiscal Paulista é do Governo do Estado. A segunda é usada para comércios que pagam o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Nas redes sociais, internautas reclamaram da situação:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!