A Secretaria da Fazenda de São Paulo anunciou que os consumidores que possuem créditos no serviço de Nota Fiscal Paulista devem resgatar seus créditos até este sábado (16). Caso não sejam retirados, os valores serão cancelados.

O Olhar Digital preparou um tutorial para você saber como consultar e resgatar os seus créditos. Acompanhe o texto mais abaixo e saiba como!

Mudança nos prazos

Antes, o prazo de vencimento era de cinco anos, no entanto, a partir do próximo domingo (17), os créditos liberados há mais de 12 meses serão cancelados e ficarão, a partir de agora, disponíveis para uso por apenas um ano. A alteração ocorre por meio do novo artigo vigente 62 da Lei n° 17.293/2020.

No total, há R$ 1.035.493.814,23 em créditos que serão perdidos se não forem resgatados a partir do novo prazo. O dinheiro que não for retirado irá retornar para o Estado – para o Tesouro Estadual.

publicidade

As contas com resgates possuem CPFs de consumidores cadastrados ou não no programa de créditos da Nota Fiscal Paulista, além de condomínios residenciais, entidades beneficentes e empresas do MEI.

Mas vamos ao que interessa!

Como resgatar meus créditos da Nota Fiscal Paulista?

1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda, disponível aqui;

2. Depois, selecione a opção “Consumidor” – se for o seu caso – e insira seu CPF, senha e clique na verificação “Não sou um robô” para fazer login. Depois toque em “Acessar”;

3. Em seguida, clique em “Continuar” nos avisos e selecione o período o qual você quer consultar os valores. Você pode selecionar uma consulta mais simplificada ou a avançada. Neste passo também é necessário realizar o ‘tick’ de verificação do robô;

4. Seus créditos aparecerão em “Saldo disponível para saque”. Para consultar outro período, basta clicar em “Voltar”, para resgatar os valores toque em “Utilizar créditos”;

5. Após clicar em “Utilizar créditos”, escolha a forma de resgate – se para conta corrente, poupança ou para abater os gastos com IPVA. Dependendo do que você colocar, um novo campo se abrirá em baixo para você preencher com os dados da sua conta ou renavam do veículo.

Depois de adicionar as informações, clique em “Confirmar”.

Prontinho! Os valores serão transferidos para sua conta ou abatidos no IPVA do seu veículo.

Leia mais!

Dica: mesmo que você não tenha seu CPF cadastrado no programa, vale realizar o cadastro o quanto antes e consultar se há valores para resgate, já que quando fazemos compras pela internet, por exemplo, nosso CPF é atrelado podendo resultar em um retorno do valor caso o estabelecimento emita Nota Fiscal paulista de forma automática para todos os clientes.

Vale destacar que, diante do grande número de pessoas tentando realizar o resgate o site pode apresentar instabilidade. Além disso, de acordo com alerta na própria página, uma “manutenção no sistema está planejada para 17/10/2021 (domingo) a 19/10/2021 (terça-feira). Por esse motivo algumas funcionalidades do sistema estarão temporariamente indisponíveis. Entre elas a consulta às transferências, a utilização de créditos e a rejeição de documentos.”

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!