É muito normal se sentir ansioso pela expectativa de encontrar boas ofertas na Black Friday, ainda mais quando o item desejado é de verdadeira necessidade. Depois, é preciso ter controle para não se perder a mão diante das promoções e isso não vale só para o bolso, mas para a saúde.

Um estudo feito na última Black Friday pela startup de inteligência artificial Emotions Meter identificou em usuários do Twitter que a ansiedade está entre as principais sensações do consumidor em relação à Black Friday, sendo que quanto mais perto da data, mais intensa ela é.   

O sentimento de urgência e o marketing de escassez são características da data, podem um aflorar a oniomania: compulsão por compras.

Consumo virtual
Consumo virtual. Créditos: Shutterstock

Danielle H. Admoni, psiquiatra na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), disse que as pessoas que se encaixam nesse perfil compram compulsivamente produtos inúteis, repetidos e que nunca serão usados e são vítimas de um círculo vicioso: “A pessoa percebe que não deveria ter comprado, se sente frustrada e acaba querendo comprar mais para compensar aquela sensação de frustração” 

publicidade

Uma curiosidade é que as mulheres representam a maioria dos que sofrem com a oniomania. Segundo a psiquiatra Admoni, esclareceu que essas pessoas só percebem que estão perdendo o controle sobre as compras quando começam a se endividar, como estourar o cartão de crédito. A orientação agora é se descadastrar de todas as lojas que mandam e-mails e mensagens informando sobre promoções. Quem sofre de oniomania deve evitar navegar em sites de compras.

Leia mais:

“Normalmente indicamos a psicoterapia para que a pessoa entenda os motivos que a levam a gastar compulsivamente. Em alguns casos, quando observamos que a oniomania está associada a um quadro depressivo, por exemplo, pode ser necessário o uso de medicação”, disse Admoni sobre a Black Friday.

Os pesquisadores da Universidade Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, descobriram que as famílias de compradores compulsivos tendem a desenvolver outros transtornos, como transtorno de humor, alimentar e dependência química. 

Por outro lado, o ato de comprar na Black Friday pode ter um papel positivo na saúde mental, já que está no prazer de adquirir bens que desejamos. “Quando conseguimos, há liberação de neurotransmissores que proporcionam sensação de prazer e bem-estar. O sentimento é normal, desde que esteja dentro de um contexto mínimo de realidade”, explicou Rios. 

Veja os sinais de oniomania 

  • Descontrole financeiro: a pessoa começa a comprar além do que pode pagar, gerando um descontrole financeiro e consequentemente um endividamento.
  • Compras às escondidas: esconder as compras realizadas passa a ser um hábito, pois a pessoa sabe que os demais irão criticar por ter adquirido itens sem a menor necessidade.
  • Peças repetidas ou nunca usadas: quando se compra roupas ou sapatos sem sequer experimentar e ainda muitas vezes, itens praticamente iguais, pois nem se lembra do que tem no armário.
  • Abstinência: extrema ansiedade e oscilações de humor, os sintomas decorrentes da abstinência podem ser similares aos da dependência do uso de substâncias químicas, ocasionando desespero e perda de autoestima. 
  • Sensação de culpa após uma compra: quando acaba o bem-estar, ocorre uma sensação de impotência diante do descontrole da compra e surge o ciclo de “prazer-luto”, como uma visão distorcida sobre a finalidade do consumo.

Fonte: O Globo

 Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!