Um teste clínico confirmou a precisão dos diagnósticos de nódulos da tireoide feitos por um exame desenvolvido pela empresa paulista Onkos Diagnósticos Moleculares. Com o sucesso comprovado do novo exame, espera-se que cirurgias para diagnóstico sejam dispensadas.

O exame molecular recebeu o nome de mir-THYpe e foi desenvolvido com o apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresa (PIPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em 2018.

Leia também!

O fundador da Onkos, Marcos Tadeu dos Santos, apontou que atualmente é necessário realizar uma punção aspirativa para avaliar se há câncer ou não em nódulos da tireoide e que o novo método exclui esse processo. O novo exame utiliza biomarcadores para confirmar ou descartar a presença de câncer nos nódulos analisados.

publicidade

“A grande maioria dos nódulos é benigna, mas até 30% deles são classificados como ‘indeterminados’ e, nesses casos, por segurança, o procedimento padrão é a cirurgia para extração da tireoide. No entanto, apenas 25% dos casos são malignos e isso significa que 75% das cirurgias em casos de nódulos indeterminados são potencialmente desnecessárias”, relatou Santos.

Ilustração 3D da tireoide
Cientistas confirmam que novo método é eficiente para diagnosticar nódulos na tireoide. Imagem: Peakstock/Shutterstock

A Onkos acompanhou por dois anos 440 pacientes que realizaram o novo exame e pode comprovar que “75% das cirurgias seriam realizadas sem necessidade”. O laboratório ainda aponta que a conduta clínica de 92% dos casos foi alterada após o uso do teste.

“Além dos marcadores de cunho diagnóstico – que são utilizados para determinar se o nódulo é benigno ou maligno – adicionamos ao exame, em 2021, alguns outros marcadores genéticos de cunho prognóstico, isto é que permitem determinar a agressividade do tumor”, acrescenta Santos, afirmando que o novo teste também ajuda no planejamento de uma cirurgia, caso seja necessário.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!