Chromebook poderá detectar quando alguém bisbilhotar sua tela

O Chromebook deve receber um sensor capaz de identificar quando uma pessoa está bisbilhotando sua tela, sem você perceber
André Fogaça25/11/2021 19h09
Notebook chromebook
Computador chromebook. Imagem: CC Photo Labs/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um ajuste encontrado dentro do Chrome OS prevê que o Chromebook será capaz de avisar ao usuário que outra pessoa está bisbilhotando a tela. O recurso já apareceu em um rumor mais antigo e deve ser o responsável por aumentar a privacidade, especialmente em ambientes corporativos.

Aos poucos o Chromebook vai ganhando mais espaço para além das salas de aula, entrando nas empresas para um uso corporativo. Pensando neste público, o Google vem preparando um novo recurso que promete alertar quando alguém além do dono está olhando a tela do portátil. Ao menos é o que indica uma flag recentemente descoberta dentro do sistema operacional Chrome OS.

Leia também

Chromebook Flip CR1 (Imagem: divulgação/Asus)
Chromebook Flip CR1 (Imagem: divulgação/Asus)

A flag diz: “Enable snooping detection”, que pode ser traduzida como “Ativar detecção de espionagem”. A descrição segue com “Ativa a proteção contra espionagem para notificá-lo sempre que houver um “espião” olhando por cima de seu ombro. Pode ser ativada e desativada na seção Smart de privacidade de seu dispositivo”.

Chromebook pode até desligar a tela sozinho

O 9to5Google conseguiu encontrar informações extras, indicando que este ajuste tira proveito de um tal “Sensor de Presença Humana”, ventilado recentemente no mundo dos rumores. Juntando os dois pontos, é possível especular que o Chromebook poderá utilizar um hardware específico, junto da própria webcam do dispositivo, para encontrar alguém por perto do usuário.

Acer Chromebook 514 (Imagem: divulgação/Acer)
Acer Chromebook 514 (Imagem: divulgação/Acer)

O processamento de imagem para detectar pessoas, além da gravação feita, acontecem localmente – sem qualquer parte de nuvem neste processo. Depois de identificar outros humanos ao redor do usuário, o usuário poderá escolher algumas ações automáticas do Chrome OS:

  • Mostrar um olho na parte de notificações
  • Notificação mais espaçosa
  • Diminuir o brilho
  • Desligar todas as notificações

A parte triste da história é que este novo recurso deve ser atrelado ao sensor e isso significa sua presença apenas em modelos de Chromebook do futuro, começando em algum tempo já do ano que vem.

Via: 9to5Google.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.