Nova variante da Covid-19 faz mercados desabarem; bitcoin recuou quase 8%

Gabriel Sérvio26/11/2021 10h57, atualizada em 26/11/2021 13h24
números da bolsa de valores
Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O ensaio de recuperação econômica que estava sendo observado pelo mundo com a reabertura dos mercados e o avanço da vacinação contra a Covid-19, está em risco com a descoberta de uma nova variante do vírus na África do Sul. Com o cenário de incerteza, a retração nas bolsas já é destaque na manhã desta sexta-feira (26).

Os setores de viagem e turismo dos Estados Unidos, por exemplo, já apresentam a pior queda desde setembro de 2021, segundo o Bloomberg. O índice europeu ‘STOXX 600’ (índice financeiro com 600 componentes, dentre eles grandes, médias e pequenas empresas capitalizadas de 17 países da Europa) também acompanhou essa tendência, cedendo mais de 2% na manhã de hoje — nas bolsas, Londres já caiu 2,83%, Frankfurt 2,87% e Paris 3,60%. A Ibovespa também abriu em queda de 1,49%.

O petróleo, por sua vez, também está em forte retração de quase 7%, acompanhado de perto pela criptomoeda bitcoin. O ativo digital já superou essa marca, e apresenta queda de quase 8%, segundo a CoinGecko.

“O mundo todo parece estar em pânico com essa nova variante que está surgindo na África do Sul”, resumiu bem o economista Rob Carnell.

Veja também

Preocupação com nova variante da Covid-19

Pessoa usando máscara cirúrgica; preocupação com nova variante da Covid-19
Variante B.1.1.529 mostra número atípico de mutações. Imagem: Maridav/Shutterstock

Vale ressaltar que vários casos da nova variante da Covid-19 foram identificados na África do Sul. Em diversos países, o movimento já é de proibir voos. É o caso da França, Croácia, Itália, Alemanha e outros países europeus, que já agiram para impor barreiras aos viajantes vindos da África do Sul, Lesoto, Botsuana, Zimbábue, Moçambique, Namíbia e eSwatini 

Por ora, o que se sabe é que a variante B.1.1.529 mostra um número atípico de mutações. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fará uma reunião de emergência nesta sexta (26) para discutir o que pode ser feito para tentar conter o avanço da nova cepa.

Com informações do Valor Investe.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.