Xiaomi escolhe Beijing como sede para fábrica de primeiro carro elétrico

Xiaomi promete entregar 150 mil carros elétricos por ano após firmar acordo com governo chinês para instalação de fábrica em Beijing
Por Lucas Berredo, editado por Fábio Marton 30/11/2021 13h11
Gigante chinesa no mercado de smartphones, Xiaomi atua
Gigante chinesa no mercado de smartphones, Xiaomi atua "por trás dos panos" para entrar no mercado de carros. Imagem: testing / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Xiaomi já escolheu a cidade na qual vai construir a fábrica para produzir seu primeiro carro elétrico. A companhia fechou acordo com um comitê da Área de Desenvolvimento Econômico-Tecnológico de Beijing e vai firmar a sede da divisão automotiva em Yizhuang, subúrbio da capital chinesa.

A construção da planta, que também vai abrigar o setor de pesquisa e desenvolvimento da empresa, será conduzida em duas fases. Em cada uma, estipula-se a entrega anual de 150 mil veículos movidos a bateria, de acordo com o jornal South China Morning Post.

Os rumores sobre a entrada da Xiaomi no mercado de carros elétricos começou ainda em março, quando a montadora teria contratado uma consultoria da Great Wall para acelerar seu projeto automotivo. Seis meses depois, foi anunciada a criação da Xiaomi Automotive, com a admissão de 300 funcionários e um investimento inicial de 10 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 8 bilhões em conversão direta).

À época do registro, a Xiaomi ainda buscava uma empresa parceira para construir sua fábrica de carros elétricos. Foram 85 visitas a instalações industriais, entre elas as de BYD, Great Wall, Wuling Motors e Saic. Ao que parece, este plano inicial agora foi desfeito.

Governo chinês elogia Xiaomi

O Partido Comunista da China anunciou a assinatura do acordo por meio de sua conta oficial no WeChat e elogiou a Xiaomi por sintetizar a “excepcional tecnologia chinesa” e implantar práticas de fabricação inteligentes.

Funcionários da zona econômica de Beijing também disseram, segundo o South China Morning Post, que darão total suporte à nova montadora e que esperam dar início à linha de montagem o mais rápido possível. A primeira etapa de fabricação está prevista para começar em 2024.

Na mesma área onde ficará a fábrica de carros elétricos da Xiaomi, também estão sediadas a empresa de tecnologia Baidu — dona do principal motor de busca da China — e a fabricante de semicondutores SMIC (Semiconductor International Manufacturing Corporation).

Via Electrek

Imagem: Testing/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Redator(a)

Lucas Berredo é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital