Volkswagen Taos recebe cinco estrelas no protocolo de segurança Latin NCAP

Volkswagen Taos conclui testes do Latin NCAP com cinco estrelas, nota máxima na categoria do teste de segurança na América Latina
Gabriel D. Lourenço03/12/2021 20h35
volkswagen taos na estrada com paisagem de floresta e montanha
Volkswagen Taos recebe selo de segurança internacional (Imagem: Divulgação/Volkswagen)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Volkswagen Taos é o primeiro automóvel da América Latina a receber nota máxima nos testes da Latin New Car Assessment Programme (Latin NCAP, ou “Programa de Avaliação de Carros Novos”). O SUV (ou “SUVW”, como chama a montadora)foi condecorado com cinco estrelas pela Federação Internacional do Automóvel, que avaliou a proteção de pedestres, adultos e crianças em diversos cenários de colisão.

A nota geral foi definida pelo menor índice de segurança entre os 4 grupos de avaliação: Sistemas de Assistência ao Condutor, Proteção aos Pedestres, Proteção aos Ocupantes Crianças e Proteção aos Ocupantes Adultos. Parte deste último — um impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável, com 40% de sobreposição da frente do veículo — foi testemunhado pelo Olhar Digital.

Testes da Latin NCAP avaliam até capotagem

Central de testes da Volkswagen (Imagem: Mário Kurth/Olhar Digital)

No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica. São avaliados, por exemplo, o impacto lateral contra uma barreira deformável, montada em um trenó, a 50 km/h contra o veículo. Outro teste, contra poste, lança o veículo lateralmente a 29 km/h em direção a um poste, para simular a colisão na realidade.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação da Latin NCAP avaliou como o Volkswagen Taos lida nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente, são avaliados os itens de proteção as crianças presentes no veículo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis. Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência — tanto em situação de trânsito urbano (50 km/h) quanto avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.

Volkswagen testa colisão do Taos (Imagem: Mário Kurth/Olhar Digital)

No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo. Outro requisito avaliado para a proteção a pedestres é o acionamento da frenagem autônoma de emergência para pedestres, avaliando se o dispositivo responde rápido o suficiente para evitar um acidente.

No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de dispositivos, como, por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de trânsito interurbano).

Taos promete ser equipado para o impacto

Impacto concentra na parte frontal para não transferir aos passageiros (Imagem: Mário Kurth/Olhar Digital)

O resultado do Volksvagen Taos nos testes do Latin NCAP se dá por conta de uma estrutura pensada para estes cenários. O utilitário esportivo foi desenvolvido com base na plataforma MQB, utilizada nas suas linhas de montagem na Argentina e no México, e apresenta altos índices de proteção em impactos. A parte frontal, por exemplo, é desenvolvida para absorver totalmente a força da colisão, estilhaçando-se para evitar a transferência aos passageiros.

Além disso, o veículo vem equipado com assistentes de condução, de última geração, como o sistema de Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC) com Stop & Go, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, Detector de Ponto Cego e Assistente de Manobra — que alerta o condutor caso um outro veículo esteja se aproximando.

Imagem: Divulgação/Volkswagen

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel D. Lourenço é redator(a) no Olhar Digital