A General Motors anunciou o retorno da produção global de todos os Chevy Bolt, a linha de veículos elétricos da Chevrolet para o dia 24 de janeiro de 2022.

O automóvel apresentava problemas de bateria desde o final do ano passado, que resultavam em incêndios, e após uma série de medidas de conserto e recall no mundo todo (inclusive no Brasil), teve a fabricação paralisada por tempo indeterminado.

publicidade
Imagem: Chevrolet/Divulgação

Durante a última recolha, a Chevrolet havia anunciado a correção do principal problema, uma falha na produção de baterias da LG, que levou a um prejuízo de US$ 2 bilhões e resultava em incêndios nos automóveis. À época, os motoristas chegaram até a ser aconselhados a não deixar os veículos carregando enquanto dormiam, para evitar catástrofes.

No entanto, a suspensão havia sido prorrogada recorrentemente até o momento. Em junho deste ano, a Chevrolet decidiu focar no utilitário elétrico Bolt 2022 (aqui, conhecido como Novo Bolt), lançado em setembro — e que, infelizmente, também precisou entrar em recalls.

publicidade

Para GM, volta do Bolt pode ser fim da fase de vacas magras

Chevrolet Bolt paralisação. Imagem: Divulgação
Chevrolet Bolt (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

O retorno da produção do Chevy Bolt em 2022 pode ser o fim de uma longa seca da Chevrolet no mercado de eletromobilidade. O recall do modelo significa que nenhum automóvel à bateria de lítio circula no mercado dos Estados Unidos até janeiro do ano que vem, mesmo com a General Motors prometendo 20 veículos elétricos até 2023.

Se a solução der certo, resta ver como a empresa fará para limpar o histórico inflamado do automóvel. Registros de incêndio e recalls do Chevy Bolt datam desde modelos de 2017, o que pode ser uma impressão difícil de se resolver.  

publicidade

Imagem: Divulgação/General Motors

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!