Uma empresa de robótica chamada Engineered Arts, sediada no Reino Unido, divulgou um vídeo em que apresenta Ameca: um impressionante robô humanoide com expressões faciais assustadoramente realistas.

De acordo com a empresa, sua criação “representa a vanguarda da tecnologia de robótica humana”, tendo sido projetada especificamente como uma plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias de robótica. “Inteligência artificial e sistemas de aprendizado de máquina podem ser testados e desenvolvidos no Ameca”, diz o material de divulgação.

Por enquanto, o robô acinzentado não é capaz de andar. “Há muitos obstáculos a serem superados antes que Ameca consiga andar”, explica a empresa. “Caminhar é uma tarefa difícil para um robô e, embora tenhamos feito pesquisas sobre isso, não criamos um humanoide ambulante completo”.

No entanto, isso pode mudar com o tempo, já que, segundo a desenvolvedora, a arquitetura modular do robô permite futuras atualizações, tanto físicas quanto de software, para aprimorar suas habilidades.

publicidade

Robô foi criado para servir de plataforma de aplicação de algoritmos de Inteligência Artificial

Todas essas “caras e bocas” que o robô é capaz de fazer são ferramentas importantes para facilitar a interação homem-máquina. E esse é o objetivo da Engineered Arts. “Ameca é a plataforma perfeita para desenvolver a interação entre nós humanos e qualquer metaverso ou reino digital”, diz o site do produto.

Robô humanoide Ameca é uma plataforma para aplicação de sistemas de inteligência de máquinas. Imagem: Engineered Arts

Isso significa que cientistas que trabalham com o desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial podem usá-la como instrumento de aplicação de seus algoritmos. “IA geralmente é apenas um código de computador, o que não é tão dramático quanto nossos personagens realistas. Mas é usado para reconhecimento de fala e reconhecimento facial/de objetos, com os quais nossos robôs podem ser programados”, explica a empresa.

Para isso, Ameca está disponível tanto para venda quanto para locação. Como os valores não foram divulgados pela Engineered Arts, os interessados devem entrar em contato para solicitar orçamento e mais informações.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!