O console que deu início a marca PlayStation da Sony está comemorando nesta sexta-feira (3) 27 anos desde seu lançamento no Japão. O videogame chegou ao mercado em 1994 e desde então tem revolucionado o segmento.

No entanto, de acordo com o tabloide KotaKu, quase que o fenômeno da linhagem dos games – hoje uma das primeiras opções para quem deseja adquirir um videogame – não alavancou, já que originalmente a Sony uniu forças com a Nintendo para criar um console que, na verdade, não deu certo, não chegando a ser fabricado. A parceria foi um fracasso e, a partir disso, a empresa com sede em Tóquio avançou com os planos de fazer seu próprio console, hoje também conhecido pela a sigla PS.

publicidade

Leia mais!

O lançamento foi um sucesso, resultando em longas filas e agitação entre os jogadores japoneses. Com tecnologia de última geração – para a época – o PlayStation desbancou o antigo Nintendo, se tornando, inclusive, o lar de diversos jogos clássicos e ganhando boa distância contra a desenvolvedora (também japonesa), como Final Fantasy VII, Castlevania: Symphony Of The Night, Resident Evil 2, PaRappa The Rapper, Tomb Raider e Metal Gear Solid, entre vários outros.

publicidade

Em 2005, quando a Sony vendeu mais de 100 milhões de PlayStations, tornando-se o primeiro console a atingir tal marco, o nome deixou de ser apenas um console para se tornar uma marca e, posteriormente, referência quando o assunto são jogos eletrônicos e tecnologia.

PS1: PlayStation 1 completa 27 anos desde seu lançamento oficial. Imagem: Shutterstock

Em 2000, chegou ao mercado o PlayStation 2, que depois acabou se tornando o console mais vendido de todos os tempos. Em 2009 a Sony revolucionou ainda mais com o PS3 e seu modelo Slim, seguido pelo PS4, de 2013, que além de diversas atualizações e inovações – nos controles, por exemplo – trouxeram a proposta de menos consumo de energia.

publicidade

Finalmente, em 2020, a aposta da Sony para a nona geração de consoles foi o lançamento do PlayStation 5. Na época, o Olhar Digital recebeu com exclusividade uma unidade antecipada do console para testes. Clique aqui e confira o review sobre tudo o que achamos do dispositivo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!