Disputa por royalties faz Spotify retirar conteúdo de comediantes do ar

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 05/12/2021 17h35
Logo do Spotify
Spotify Créditos: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Spotify anunciou a retirada do conteúdo de alguns comediantes, como Kevin Hart, Tiffany Haddish, John Mulaney e Jim Gaffigan. A decisão da plataforma partiu após uma disputa por royalties.  

Na briga judicial, os comediantes afirmam que desejam receber os royalties de suas piadas caso elas sejam reproduzidas na rádio, ou em plataformas como Spotify, YouTube e outras. A decisão do Spotify foi apoiada pela empresa Spoken Giants, que representa alguns artistas.  

Leia também!

De acordo com a Spoken, os comediantes devem ser devidamente recompensados pelo conteúdo falado. A empresa relata que, normalmente, os artistas são pagos por sua gravadora ou distribuidor quando o conteúdo é reproduzido, no entanto, eles não são compensados por escrever aquele conteúdo, ou seja, por ser o criador.  

A decisão do Spotify partiu após uma tentativa de negociação com a Spoken Giants, mas as empresas não chegaram em um acordo, resultando na exclusão de centenas de produtos de comediantes que estavam disponibilizados na plataforma de áudio.  

Logo do Spotify aparece na tela de um smartphone colocado em cima de um fundo verde limão
Disputa por royalties faz Spotify retirar conteúdo de comediantes do ar. Crédito: Chubo – my masterpiece/Shutterstock

O Spotify chegou a relatar que já pagou “quantias significativas de dinheiro pelo conteúdo em questão e adoraria continuar a fazê-lo”. Deixando em aberto se o streaming voltará as negociações com a representante dos artistas.  

A briga judicial parece não ser benéfica para nenhum dos lados, afinal, o Spotify perde usuários que estavam na plataforma pelo conteúdo em questão e os comediantes perdem a visibilidade garantida com o aplicativo que, até o final do ano, deve chegar aos 400 milhões de usuários em todo o mundo. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.