O Olhar Espacial desta sexta-feira (10), às 21h (horário de Brasília), falará tudo sobre o cometa Leonard. O C/2021 A1 “Leonard”, que poderia estar se desintegrando, passa bem e seu show de final de ano está mantido.
A conclusão surge após diversas observações feitas nos últimos dias. As imagens registradas mostram um núcleo aparentemente íntegro e uma luminosidade que voltou a aumentar acompanhando a curva de brilho teórica calculada para esse cometa.
Leia também
- DART: conheça a missão que vai desviar um asteroide para defender nosso planeta
- Físicos sugerem novo sistema de defesa contra asteroides: “cortar e fatiar”
- Telescópio do ESO capta imagens dos maiores asteroides do sistema solar
Alexandre Amorim, coordenador da Comissão de Cometas da União Brasileira de Astronomia, participará no programa explicando como é a observação dos cometas.
Ele é natural de Florianópolis e astrônomo amador autodidata desde 1989 cuja principal atividade é a observação astronômica visual. É observador de estrelas variáveis e de meteoros desde 1998, e codescobridor da recente atividade da estrela RS Ophiuchi em agosto de 2021.
Desde junho de 2000 coordena a Secção de Cometas da REA-Brasil (Rede de Astronomia Observacional) e desde 2020 também coordena a Comissão de Cometas da UBA (União Brasileira de Astronomia). No período de 2007 a 2009 atuou como Coordenador Regional-Sul do Comitê Nacional dos Astrônomos Amadores para as atividades do Ano Internacional da Astronomia (IYA2009).
Desde 2009 desenvolve trabalhos no Núcleo de Estudo e Observação Astronômica “José Brazilício de Souza”, editando o Boletim Observe!, informativo desta mesma associação. É de sua autoria os livros “O Astrônomo Brazilício” (2012) e “Anuário Astronômico Catarinense” (edições de 2015 a 2022).

Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
Luzardo Júnior, coordenador de astronáutica do GEDAL, piloto de aeronaves, bacharel em Ciências Aeronáuticas, professor universitário e pós graduado em Astrobiologia, será o entrevistador convidado.
Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!
O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!