O objetivo de todo usuário do Twitter é evitar ser o personagem principal do dia, segundo o meme. Só que se você for azarado, a plataforma está preparada para te ajudar a sobreviver ao ataque de trolls em potencial. De acordo relata a Bloomberg, a empresa desenvolveu o Project Guardian, que é uma lista interna de milhares de contas que podem ser atacadas por outros usuários. A lista rastreia rapidamente qualquer reclamação relacionada a esses usuários nos sistemas de moderação do Twitter.

A conclusão dos relatórios da Bloomberg é que o Project Guardian é um aspecto preditivo das medidas de segurança do Twitter. Sendo ao contrário do tratamento dado pelo Facebook aos VIPs, o qual já foi criticado por permitir que celebridades e políticos quebrassem as regras dessa plataforma. O sistema do Twitter não necessariamente concede mais privilégios aos usuários em questão.

O Project Guardian inclui alguns atletas conhecidos, personalidades da mídia e políticos, entretanto, Yoel Roth, que é o chefe de integridade do site do Twitter, informou à Bloomberg que a lista não inclui somente usuários famosos. Ou seja, também ajuda a proteger pessoas normais que acabam se tornando virais na rede social.

Imagem: Fabio Principe – Shutterstock

Leia mais:

publicidade

“A razão pela qual esse conceito existia é por causa do fenômeno da ‘pessoa do dia’”, explicou Roth. Para ele, “há algumas pessoas que são a ‘pessoa do dia’ na maioria dos dias e, portanto, o Project Guardian seria uma forma de protegê-las.”

Pensando em um mundo ideal, o Twitter seria capaz de fornecer a todos os usuários a mesma quantidade de suporte de segurança. Segundo o site Bloomberg, a empresa recebe muitos pedidos de moderação para administrar tal questão. 

O argumento pode ser que a segurança do usuário deva ser dimensionada em proporção ao crescimento do usuário. Por mais que o Project Guardian ajude a proteger algumas pessoas, também é uma forma inteligente do Twitter reprimir o assédio. 

Fonte: Engadget

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!