O ator chinês Donnie Yen tem uma relação bastante próxima com Bruce Lee, possivelmente a maior figura das artes marciais e que morreu em julho de 1973. Não diretamente, claro: quando Lee morreu, Yen tinha apenas 10 anos. Entretanto, Yen deu vida a Yip Man (às vezes, o nome é escrito como “Ip Man”) nos cinemas, na franquia cinematográfica homônima: na vida real, o nome é mais conhecido por pertencer ao mestre de Lee.

Por causa dessa relação indireta, muitos fãs se perguntam: “E se Donnie Yen fosse desafiado para uma luta por Bruce Lee?” Bem, essa pergunta acaba de ganhar mais “tempero”, já que o próprio Yen compartilhou uma animação em CGI que mostra justamente esse cenário, em seu perfil oficial no Instagram.

publicidade

Leia também

O vídeo foi feito pela Bullet Films, empresa de produção cinematográfica fundada pelo próprio Yen em 1997, por onde ele vem atuando no cinema chinês e chegou até a ocupar a cadeira de diretor em The Legend of the Wolf (The New Big Boss no Ocidente) e traz uma grande aptidão tecnológica, com o visual fidedigno aos atores refletido apenas pela velocidade da coreografia exibida.

publicidade

O legado que Yen vem forjando para si próprio vem rendendo ótimos resultados: em 2016, ele viveu “Chirrut Îmwe” em Rogue One: Uma História Star Wars. No ano seguinte, ele foi um dos personagens principais em xXx: Reativadooposto a Vin Diesel. Em 2020, depois de participar do live action da Disney, Mulan, Yen confirmou que foi oferecido a ele o papel de Nuidis Vulko, o mentor para o Aquaman de Jason Momoa – o ator Willem Dafoe acabou vivendo o personagem devido a um conflito com a agente do ator chinês.

Seu próximo grande projeto será em John Wick 4 no papel de “Caine”, cuja narrativa ainda não foi divulgada, apesar das filmagens do longa-metragem estrelado por Keanu Reeves terem terminado em outubro.

publicidade

O mais interessante do vídeo acima, porém, é o fato de que ele tem um “pézinho” na realidade: segundo diversas informações biográficas, Donnie Yen é treinado em diversas artes marciais, como boxe, muay thai, taekwondo, karate, jiu jitsu, wing chun e wushu, para citar algumas. Fora que ele é um autodeclarado fã do UFC, maior produtor de lutas de MMA do mundo, e nunca escondeu o desejo de competir – algo que não fez por causa de lesões crônicas em seu ombro.

Paralelo a isso, a biografia oficial de Bruce Lee o credita como sendo a principal inspiração para a criação do MMA (artes marciais mistas) moderno, dada a sua predileção por treinar em várias modalidades esportivas diferentes, como wing chun (esta, como aluno de Yip Man), boxe e tai chi, entre outras, além de ser o criador do jeet kune do.

publicidade

Considerando a alta capacidade de ambos os nomes, é natural que a mente dos fãs sempre tenha a curiosidade de saber quem se sairia melhor em um combate direto. Embora Donnie Yen tenha mais modalidades em seu conhecimento, Bruce Lee, dizem, só não treinou mais porque morreu antes de ter a chance.

E você, quem acha que levaria esse embate?

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!