Nos últimos meses, o WhatsApp tem investido em campanhas para divulgar a segurança do mensageiro e alertar sobre golpes. O movimento coincide com o crescimento das críticas em relação à falhas na proteção de dados do aplicativo. Agora, em uma ação inédita, a empresa fez uma parceira com o canal brasileiro do YouTube Porta dos Fundos.

A campanha recebeu o nome de “Golpes Manjados” e coloca os atores do canal para interpretarem golpes comuns do WhatsApp. Um dos exemplos, que está se tornando comum, é enviarem o pedido de confirmação de conta por SMS e pedirem o número. A empresa ressalta que esse código nunca deve ser repassado para terceiros.

publicidade

O projeto é uma forma de concretizar a população das novas práticas criminosas que se aproveitam da plataforma. A criação de perfis falsos para pedir dinheiro para familiares e amigos também vem se tornando comum nos últimos meses, o que torna ainda mais relevante o alerta.

“Cair em golpe é totalmente old school, se você é um cringe confuso ou um millennial desligado ou uma geração z atordoada ou um baby boomer cansado, clica aí que a gente tenta te ajudar. A gente promete que não é golpe”, diz a descrição da nova campanha do WhatsApp.

Campanha do WhatsApp por segurança

Recentemente o aplicativo também passou a ter backups criptografados de ponta a ponta.  Agora, o conteúdo do mensageiro que for armazenado no iCloud ou no Google Drive vai ser protegido por uma chave de criptografia.

De acordo com a empresa, só o usuário vai ter acesso às conversas armazenadas na nuvem, nem mesmo o próprio WhatsApp tem acesso à chave.

Leia mais:

Apenas após digitar a senha correta é que a chave é desbloqueada e libera o conteúdo do backup. O hardware vai estar localizado em data centers do Facebook em todo o mundo para proteção contra interrupções na Internet.

O volume de dados acumulados no sistema é gigantesco: mais de 2 bilhões de usuários enviam pelo menos 100 bilhões de mensagens por dia.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!