O Cometa Leonard já voltou a ser visível nos céus do Brasil e as primeiras imagens já começam a circular nas redes. Ele deveria já estar visível desde a terça-feira (14) para os estados mais ao norte, mas as nuvens resolveram atrapalhar a visualização do fenômeno.
Apenas a partir desta quinta (16) que as primeiras e belas imagens do Cometa Leonard, feitas no início da noite do Brasil, começaram a circular nas redes sociais. Confira:
Leia também
- Charles Messier, o caçador cometas que ficou famoso pelos “não-cometas” que registrou
- Cometa descoberto por brasileiro estava ativo antes do que pensávamos: que diferença isso faz para nós?
- Cometa que passou pela Terra em 12/11 só volta daqui 200 anos, mas você ainda pode observá-lo
O cometa Leonard – ou C/2021 A1 – é o que especialistas chamam de “cometa de trajetória hiperbólica”, o que significa que seu percurso é tão longo que ele nunca passa pela mesma região duas vezes no tempo de vida de um ser humano. Neste caso, em específico, estamos falando de uma vez a cada 80 mil anos.
As primeiras imagens do Cometa Leonard ao anoitecer mostra que e seu brilho está dentro do esperado, mas nada de espetacular como apontavam as expectativas mais otimistas. Ainda assim, vale a pena tentar registrar o cometa mais brilhante do ano e torcer para que, de repente, ele nos surpreenda nos próximos dias.
Enquanto esperamos (e torcemos!) por essa possibilidade, confira mais algumas imagens do cometa Leonard na galeria abaixo.
Imagem: Caio Fábio Correia/Reprodução Imagem: Alexandro Mota/Reprodução Imagem: Luciano Miguel Diniz/Reprodução Imagem: Dawson Queiroz/Reprodução
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!