A agência espacial americana (NASA) celebrou em seu perfil oficial no Twitter o décimo oitavo (18º) voo do mini helicóptero Ingenuity pelos céus de Marte, marcando mais um ponto positivo em uma missão de testes que, para todos os efeitos, deveria ter acabado meses atrás.
O Ingenuity é o companheiro aéreo que chegou em Marte junto do rover Perseverance, que roda os terrenos do planeta vermelho em busca de sinais de vida antiga. Oficialmente, o mini helicóptero deveria realizar apenas cinco partidas verticais, a fim de comprovar que nossa tecnologia nos permite voar pelo planeta distante.
Leia também
- Como é viver em uma estação que simula Marte? Olhar Espacial detalha nesta sexta-feira (17)
- Estudo indica que o maior desfiladeiro do sistema solar pode esconder (muita) água
- Em mais um marco histórico, Perseverance encontra químicos orgânicos em Marte
Entretanto, seu sucesso vem sendo tanto que a NASA decidiu continuar a operá-lo até onde puder, já ordenando voos mais longos ou velozes e lhe incumbindo de objetivos importantes, como a busca por rotas alternativas caso o Perseverance encontre um terreno difícil de trafegar.
No caso do voo mais recente, o Ingenuity trafegou pelo ar de Marte por um total de 230 metros (m), a uma velocidade média de nove quilômetros por hora (9 km/h). De acordo com a NASA, o “pequeno notável voador” já passou um total de 33 minutos no ar árido e seco de Marte, e já visitou 10 diferentes pontos de pouso e decolagem.
Não que todos os voos tenham sido perfeitos: em 23 de maio de 2021 – data do sexto voo do Ingenuity – um bug derrubou completamente o sistema de imagens de navegação de seu computador de bordo. E mais recentemente, no voo de número 17, a comunicação entre ele e o Perseverance foi cortada durante o processo de pouso.
Neste último caso, houve quem especulasse que a falha de comunicação se deu pelo uso da programação “log4j”, amplamente utilizada em diversas searas da tecnologia e que, recentemente, descobriu-se ter uma falha de segurança que a deixa vulnerável contra ataques de hackers. A NASA desmentiu a informação, afirmando que nenhum de seus sistemas usa a “log4j”, ressaltando que, por questões de proteção e segurança, a agência não divulga certos recursos tecnológicos empregados por ela.
“A interrupção da comunicação entre o Ingenuity e o Perseverance durante o voo 17 se deu pelo bloqueio de sinal vindo de um terreno mais elevado entre os dois veículos, à medida em que o Ingenuity descia ao final do voo”, porta-vozes da NASA afirmaram em comunicado. “A grosso modo, o Ingenuity voo por trás de uma planície fora da linha de visão do rover, brevemente interrompendo as comunicações entre os dois veículos”.
O voo mais recente, contudo, foi realizado sem nenhum problema, adicionando mais um sucesso à exploração de Marte. A NASA não confirmou se ou quando pretende realizar o voo de número 19.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!