A Goodyear anunciou o lançamento de um novo pneu projetado especificamente para carros elétricos e que estará dotado de uma tecnologia com foco na diminuição de ruídos. Veículos da Tesla estão entre os primeiros a poder usufruir da novidade, chamada de ElectricDrive GT.

Ao que tudo indica, junto ao crescimento do número de adeptos dos EVs, surgiu a necessidade de mais eficiência no desenvolvimento de outros componentes específicos para esses modelos. Uma questão que vai além dos motores movidos a eletricidade.

publicidade

Leia mais:

Pneus para carros mais pesados

Os carros elétricos têm requisitos diferentes para pneus porque geralmente são mais pesados. Além disso, o foco no alcance e na eficiência também levou os fabricantes de pneus a revisitar o equilíbrio entre aderência, manuseio e eficiência. Em seu comunicado, a empresa explica que “os veículos elétricos apresentam um conjunto muito específico de requisitos de carga, torque, ruído, alcance, resistência ao rolamento e desempenho geral.”

Tendo em vista que os carros elétricos são bem mais silenciosos – em comparação com os carros produzidos com motor a combustão – outros sons, como pneus rodando na estrada, são mais perceptíveis. O pneu é dotado de uma tecnologia chamada SoundComfort, que atua como uma barreira de som embutida. Seu propósito é reduzir o ruído da estrada.

O ElectricDrive GT também é projetado com um padrão de piso assimétrico e um composto de piso especializado que, segundo a Goodyear, “fornece tração aprimorada em todas as estações, dando aos motoristas de EV um manuseio seguro em estradas molhadas e secas”.

A Goodyear diz que o portfólio de produtos ElectricDrive chegará à América do Norte em 2022, e estará disponível primeiro no tamanho 255 / 45R19 104W XL. Ou seja, o pneu é compatível com o Tesla Model Y e com o Tesla Model 3, os dois carros elétricos mais populares em os Estados Unidos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!