A procura por motorhomes nos EUA e na Europa aumentou bastante nos últimos meses por ocasião da pandemia de Covid-19. Adquirir um veículo recreativo, de alguma forma, fornece uma sensação de segurança e a impressão de que é possível viajar de forma segura durante esses tempos difíceis. Nesse rol de veículos, um dos que mais surpreendem é o Transform, produzido pela empresa japonesa Karucan e lançado em 2016.

Olhando para ele, aliás, é fácil entender o apelo: enquanto no modo convencional, o carro lembra um furgão de delivery, mude para o modo camping e o que se revela é uma pequena edícula coberta. Expandindo o conceito, uma “microcasa”, para não entrar em uma ampla discussão sobre cômodos e elementos arquitetônicos.

publicidade
Karucan Transform
Karucan Transform: parece um furgão de sorvete, mas pode se tornar um lar improvisado (Karucan Japan/Divulgação)

Estruturalmente, o Transform combina dois animais: na base, a popular (no Japão) microvan Suzuki Carry automática de cinco velocidades; por cima, um trailer feito de plástico reforçado com fibra.

No modo “estrada”, o furgão não é nada demais, medindo 3,4 m de comprimento, 1,93 m de altura e 1,48 m de largura. Mas no modo casa a cobertura do compartimento de carga gira para cima e se transforma num telhado improvisado, enquanto o interior é puxado para fora como se fosse uma gaveta gigante, desvelando uma habitação para duas pessoas. Todo o processo pode ser operado através de um guincho elétrico ou manual na lateral do veículo.

publicidade

Trailer comporta cozinha que se transforma em quarto de dormir

Em sua forma de microcasa, o Karucan Transform mede 2,86 m de altura e 2,09 m de largura, com um espaço interno de 7,1 metros quadrados. Nele, é possível armar uma sala de jantar com uma cozinha compacta que inclui pia com balcão, frigobar e tanque de drenagem de 20 litros.

Outros recursos padrão incluem tomada estabilizadora para a parte traseira do trailer, sub-bateria recarregável de viagem 105A e janela com tela. À noite, o espaço inteiro pode ser transformado num quarto de dormir, dobrando a mesa e conectando os dois sofás.

publicidade
Espaço interno do Karucan Transform
Espaço interno do Karucan Transform, quando convertido em uma quitinete de 7 metros quadrados (Karucan Japan/Divulgação)

Segundo a Karucan, também é possível instalar outros apetrechos conforme o tempo que o usuário ficar na estrada. Por exemplo, caixa de depósito sobre a cabine, painéis solares no telhado, aquecedor e forno micro-ondas portátil.

Espaço interno do Karucan Transform
Transform no modo quarto de dormir (Karucan/Divulgação)

Embora seja acanhado demais, de fato, para ser chamado de casa sob rodas, o Karucan Transform mostra que o viajante pode ter uma habitação relativamente confortável por um curto período de tempo, caso necessário. O preço chama a atenção negativamente — em torno de US$ 26 mil (o equivalente a R$ 147.667 em conversão direta, sem taxação de impostos) —, mas as funcionalidades abrangentes do pequeno motorhome compensariam (ao menos) para o leitor mais abastado.

publicidade

Imagens: Karucan Japan/Divulgação

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!