Celulares com Android 12 precisam oferecer recursos de emergência

A partir do Android 12, todos os smartphones e tablets precisam ter uma área dedicada com serviços de emergência para o usuário
André Fogaça29/12/2021 13h59, atualizada em 29/12/2021 14h01
Android 12 no Pixel 4 XL (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Android 12 no Pixel 4 XL (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google está reforçando alguns recursos de emergência para que todos os dispositivos com Android 12 e que trazem o Google Mobile Services, pacote essencial para os aparelhos com este sistema operacional, possam auxiliar ainda mais o usuário. A lista de ferramentas obrigatórias nestes gadgets inclui dados médicos como alergias e lista de medicamentos, contatos de emergência e até alertas para terremotos.

O Google Mobile Services, ou GMS, é uma lista de recursos e APIs emitido pelo gigante das buscas para qualquer smartphone, tablet, PC ou até mesmo televisores com Android e que queiram ter acesso aos seus serviços, como a loja Play Store, o Maps, YouTube, o navegador Chrome ou Google Fotos.

Leia também

Recursos de emergência no Android 12 (Imagem: reprodução)
Recursos de emergência no Android 12 (Imagem: reprodução)

Aparelhos sem este pacote encontram enorme dificuldade de venda no ocidente, como é o caso dos smartphones e tablets chineses – com destaque para a Huawei, que criou seu próprio sistema operacional, o HarmonyOS, para fugir desse dilema.

Android 12 terá diversos dados do usuário

Além do acesso para serviços e apps do Google, o GMS também vem ganhando novas regras para que fabricantes recebam o pacote. A mais recente delas foca em situações de emergência e exige a presença de uma página agrupando os seguintes recursos e ferramentas:

  • Dados médicos como nome do usuário, alergias, medicamentos que toma, anotações médicas e tipo sanguíneo;
  • Contatos de emergência;
  • Sistema de chamada de emergência ao pressionar o botão liga/desliga múltiplas vezes;
  • Ajuste para serviço local de emergência;
  • Ajuste para alertas de terremotos;
  • Alertas de emergência sem fios (como por redes celulares ou Wi-Fi).

Estes recursos precisam estar listados em uma parte dedicada da página de configurações do sistema, com ícone para fácil identificação. O Android já contava com alguns destes pontos espalhados por outros locais, enquanto alguns fabricantes também incluíam por conta própria em suas ROMs.

O que muda agora é que para o celular, tablet ou qualquer outro aparelho receber o Android 12 e ter acesso aos serviços do Google, pelo GMS, ele precisa obrigatoriamente ter esta página disponível para o usuário.

Via: Android Police.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.