O Google anunciou que o Android 12L – versão do sistema operacional para tablets e grandes smartphones dobráveis – entrará na fase beta nesta quinta-feira (09). Nesta primeira fase, o sistema foi lançado apenas para desenvolvedores, mas agora, também poderá ser baixado por entusiastas.

Android 12L foi criado para telas maiores

De acordo com o Google, o Android 12L contará com um layout de duas colunas para dispositivos maiores, o que permitirá que o usuário obtenha mais informações de uma vez. Assim, é possível deixar um canto da tela para configurações rápidas e notificações lado a lado ao aplicativo trabalhado.

publicidade

O sistema também contará com um esquema aprimorado para multitarefas, permitindo que o usuário arraste um aplicativo para o modo de tela dividida a partir da barra de tarefas, o sistema também incluirá um novo método para alternar rapidamente entre aplicativos.

Sistema já está disponível em dispositivos Pixel

Se na versão para desenvolvedores, só era possível rodar o Android 12L no Lenovo Tab P12 Pro, agora chegou a vez dos dispositivos Pixel, incluindo modelos antigos como o Pixel 3A e o Pixel 5A. Para testar ele com uma tela maior, só mesmo com o Tab P12 Pro, pelo menos por enquanto.

De qualquer forma, essa limitação não será um problema para os desenvolvedores de aplicativos e demais usuários, que podem usar um emulador do sistema em outros dispositivos.

Captura de tela do Android 12L, mostrando como ele aproveita melhor o espaço lateral de uma tela maior
Captura de tela do Android 12L, mostrando como ele aproveita melhor o espaço lateral de uma tela maior / Divulgação: Google

Android 12

O Android 12 – também conhecido como Snow Cone – foi oficializado em outubro pelo Google. O sistema chegou ao mercado oficialmente com o novo Pixel 6. Logo depois, foi liberado em smartphones de outras fabricantes parceiras, como Motorola, Samsung e Xiaomi, entre outras. O sistema inclui um novo sistema visual baseado no Material You, além de otimizações em desempenho e segurança.

Recentemente a Samsung divulgou as datas em que os aparelhos da linha Galaxy receberão o novo sistema.

Leia mais:

Fonte: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!