Quase meio milhão de carros Tesla sofrem recall

Quase meio milhão de carros elétricos da Tesla sofrem recall por problemas de segurança apontados pela NHTSA, a maioria é Tesla Model 3
Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton 30/12/2021 14h09, atualizada em 30/12/2021 15h00
Model 3 vermelho, fabricado pela Tesla
Carros da Tesla podem receber função de chamada de segurança. Crédito: Tesla/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Tesla está fazendo recall de quase meio milhão de veículos elétricos Model 3 e Model S por causa de alguns problemas de segurança. São ao todo, 475.318 carros, com anos de fabricação abrangendo o período de 2017 a 2020.

De acordo com a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos, 356.309 unidades do Tesla Model 3 estão apresentando problemas com a câmera retrovisora ao abrir e fechar o porta-malas. Já 119.009 carros Tesla Model S deverão passar por recall em virtude de um problema com a trava do capô dianteiro.

Leia mais:

Sobre os veículos Model 3, a NHTSA diz que o problema vem de um chicote de cabos ligado à câmera, que pode ser danificado pela abertura e fechamento da tampa do porta-malas. Dessa forma, a exibição devida de imagens para o motorista do veículo da Tesla pode acabar sendo interrompida, podendo gerar acidentes.

Com relação ao recall das unidades do Model S, o conjunto da trava do porta-malas dianteiro pode estar desalinhado, a ponto de fazer o capô abrir inesperadamente. Nesses casos, chegando até a obstruir a visão do motorista, causando acidentes no trânsito.

Casos recentes entre Tesla e NHTSA

Esta é a segunda ação relacionada à Tesla realizada este mês pela NHTSA. Na semana passada, a organização abriu uma investigação por causa de uma atualização de software da montadora que permitia ao motorista jogar videogame no display central enquanto dirigia.

A empresa respondeu rapidamente, prometendo outra atualização de software para bloquear o recurso Passenger Play quando o carro estivesse em movimento. Quanto ao recall de agora, os proprietários dos veículos Tesla afetados receberão cartas de notificação até o final de fevereiro, de acordo com a NHTSA.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ronnie Mancuzo
Redator(a)

Ronnie Mancuzo é analista de sistemas com especialização em cybercrime e cybersecurity | prevenção e investigação de crimes digitais. Faz parte do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital