Além de ser a característica física mais marcante da Terra, cobrindo 71% da superfície do nosso planeta, o oceano é o lar de uma incrível biodiversidade, que varia desde bactérias e vírus microscópicos a animais gigantescos, como a baleia azul.

Biodiversidade nos oceanos tem sido drasticamente reduzida nos últimos anos, o que pode ser sinal de uma nova extinção em massa. Imagem: Vlad61 – Shutterstock

Embora não se saiba quantas espécies vivem nos oceanos, o desaparecimento de um número crescente delas sugere que uma nova extinção em massa, talvez em um ritmo mais rápido do que em terra, está ocorrendo nesse ambiente.

publicidade

De acordo com o professor do Instituto de Investigação Marinha de Borneo na Universidade da Malásia, em Sabá, (UMS), Saleem Mustafa,  Ph.D. em aquicultura ecológica, os riscos para a biodiversidade oceânica nunca foram tão altos quanto nesta década. “Agora, mais do que nunca, precisamos de resultados. Uma meta amplamente promovida é colocar 30% da área marinha sob proteção até 2030 – um passo importante que contribuirá muito para a biodiversidade marinha”, explicou Mustafa em um artigo autoral no site The Conversation

“Salvar o oceano exigirá um compromisso firme dos países marítimos”, disse o pesquisador. “Não haverá uma solução única, mas uma mistura de várias abordagens a serem aplicadas, e não temos o luxo do tempo para fazê-lo”.

publicidade

Aplicação de novas tecnologias pode salvar a vida no oceano

Para Mustafa, uma medida que pode ser aplicada sem demora é o corte de qualquer forma de incentivo do governo que apoie a pesca insustentável. “Em vez disso, os fundos alocados devem ser investidos na aquicultura sustentável”, acredita o professor.

Soluções baseadas na natureza que estão historicamente enraizadas no manejo da conservação sustentável, como a pesca integrada ao habitat (uma técnica projetada para preservar o ecossistema durante a pesca), são fundamentalmente importantes, mas não estão à altura do desafio que o oceano enfrenta, segundo Mustafa.

publicidade

É neste contexto que a aplicação de tecnologias emergentes e soluções de ecoengenharia se tornam mais relevantes. “A tecnologia mais antiga impulsionou a capacidade humana de explorar os recursos, mas as tecnologias emergentes têm o potencial de desfazer alguns dos danos ao ecossistema oceânico”, explica Mustafa.

Atualmente, segundo ele, não há possibilidade de o mundo atingir a meta de 30% para áreas marinhas protegidas (AMPs) com as políticas e sistemas de governança existentes. “A maioria dos países declarou AMPs em suas zonas econômicas exclusivas, mas devido à fraca fiscalização da cobertura, apenas 2,7% do oceano pode ser considerado altamente protegido”.

publicidade

De acordo com Mustafa, a razão para isso é simples: a maioria dos países não pode pagar o grande número de funcionários guarda-parques marinhos e equipamentos de navegação necessários para garantir a proteção dessas áreas.

“Mas há esperança”, diz Mustafa. “Novas tecnologias específicas têm enorme capacidade de ajudar o mundo a atingir seus objetivos oceânicos”.

Essas tecnologias, segundo o pesquisador, incluem sensores, drones, robôs e inteligência artificial, todos os quais podem usar informações em tempo real sobre as condições do oceano e atividades humanas para responder a uma velocidade nunca antes vista.

Mustafa exemplifica como esses recursos podem ser utilizados. “Imagine um peixe robótico equipado com sensores e inteligência artificial coletando dados em profundidades oceânicas de difícil acesso ou em condições adversas em alto mar, seguindo criaturas marinhas cujos estilos de vida são atualmente desconhecidos para os humanos e detectando hotspots de biodiversidade, bem como fontes de poluição e pesca ilegal”.

Leia mais:

Drones são cada vez mais usados no monitoramento em tempo real da pesca oceânica, incluindo a operação de embarcações pesqueiras. O mapeamento de habitat e imagens térmicas usando câmeras infravermelhas está atualmente sendo implantado para pesquisar populações de vieiras do Atlântico e rastrear baleias em sua migração.

Segundo Mustafa, corais impressos em 3D e paredões feitos de ladrilhos sustentáveis ​​e ecológicos já estão disponíveis e em uso, enquanto substratos impressos em 3D oferecem uma base estável para tapetes de ervas marinhas ou recifes de coral recém-plantados. “A implantação de tecnologias emergentes em escala pode fazer uma enorme diferença na exploração do oceano e na proteção da vida marinha”.

ONU tem Convenção sobre Diversidade Biológica

Para ele, “as AMPs efetivamente aplicadas contribuirão significativamente para a reposição da biodiversidade marinha e desempenharão um papel importante na reconstrução dos estoques pesqueiros esgotados e na construção de resiliência contra os efeitos das mudanças climáticas”.

A Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica contém cinco objetivos e 20 metas para prevenir a perda de espécies, conhecidas como Metas de Biodiversidade de Aichi. 

Mustafa explica que a Conferência das Partes, que é o órgão dirigente da convenção, deve agora revisar o progresso dessas metas, determinar as causas das falhas na implementação e sugerir como lidar com a perda contínua de biodiversidade com tecnologia.

“Precisamos de novas estruturas de governança e consenso sobre ação e responsabilidade”, defende Mustafa. “Os países precisam ser capazes de compartilhar informações e medições de dados verificáveis ​​para acompanhar o progresso na preservação da biodiversidade oceânica”.

Para Mustafa, quando todas essas atividades e ações estiverem em vigor, será nada menos do que uma revolução para o oceano.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!