Os EUA estão enfrentando uma nova alta na média de infecções pela Covid-19, o que forçou a conferência anual da Sociedade Americana de Astronomia (AAS) – tida pelos fãs como o “Super Bowl da Astronomia”, em referência ao campeonato de futebol americano – a ser cancelada.
O evento estava planejado para ocorrer entre os dias 9 e 13 de janeiro de 2022, em Salt Lake City, Utah, em caráter presencial. A ocasião contaria com exibições de palestras e teria parte de suas atrações aberta ao público. Entretanto, a variante Omicron e o volume de pessoas não vacinadas ocupando hospitais nas grandes cidades do país acenderam o sinal de alerta para o Comitê de Diretores, que votou pelo cancelamento em caráter unânime.
Leia também
- Covid-19: Anvisa recomenda suspensão da temporada de navios de cruzeiros
- Mais de 70 planetas nômades foram encontrados perto da Via Láctea
- Calendário astronômico de janeiro tem boas oportunidades para observar planetas; saiba mais

“O rápido aumento da variante Omicron da Covid-19 e os riscos de saúde trazidos por ela à equipe, palestrantes, expositores e contratados terceirizados, bem como a alta probabilidade de transmissão do vírus entre convidados para outras pessoas após a conferência, foi considerado significativo demais para a realização do evento”, diz trecho do comunicado divulgado pela AAS.
“Mais além, as restrições nacionais e internacionais de viagem já impactaram a capacidade de alguns de nossos visitantes e palestrantes, limitando suas habilidades de viajarem para Salt Lake City”, diz outro trecho, antes de esclarecer que algumas das atrações previstas para a feira ainda poderão acontecer em caráter virtual.
O comunicado também esclarece que o evento tido como “menor” – uma conferência minoritária da AAS em junho – tomará o lugar de conferência principal do ano de 2022. Este evento ocorrerá entre os dias 12 e 16 de junho, em Pasadena, na Califórnia.
É a segunda vez que o “Super Bowl da Astronomia” sofre uma perda de sua realização por causa da atual pandemia, com a AAS sendo forçada ao cancelamento da ocasião em 2021. O último encontro presencial da sociedade foi em janeiro de 2020, em Honolulu, no Havaí. Entretanto, em 2021, o evento virtual ocorreu com toda a programação intacta, tendo em vista que a organização teve cerca de três meses de sobreaviso. Para este ano de 2022, contudo, esperava-se que a recuperação da economia dos EUA, trazida pela ampla campanha de vacinação promulgada pelo presidente Joe Biden no começo do ano passado, desse um resultado mais positivo.
Infelizmente, não foi esse o quadro obtido: segundo informações divulgadas pela Universidade Johns Hopkins em outubro de 2020, a cada 10 não vacinados contra a Covid-19, mais de oito não desejam mudar esse quadro, citando falta de confiança no imunizante. Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC), hospitais por todo o país enfrentam uma média de quase 13 mil novos infectados por dia na última semana.
A conferência de junho, apesar de confirmada como presencial, é hoje passível de mudanças. De acordo com o mesmo comunicado da AAS, a sociedade vai “reunir uma força tarefa (…) para desenvolver ideias de como apresentar a conferência de junho de 2022 e as posteriores de uma forma que priorize o networking eficiente, a segurança e a inclusão”.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!