“Super Bowl da Astronomia” é cancelado devido à Covid-19 nos EUA

Conferência anual da Sociedade Americana de Astronomia ocorre no início de janeiro, mas ressurgimento da pandemia atrapalha planos
Rafael Arbulu02/01/2022 16h30
shutterstock_1870987366
Imagem: AstroStar/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os EUA estão enfrentando uma nova alta na média de infecções pela Covid-19, o que forçou a conferência anual da Sociedade Americana de Astronomia (AAS) – tida pelos fãs como o “Super Bowl da Astronomia”, em referência ao campeonato de futebol americano – a ser cancelada.

O evento estava planejado para ocorrer entre os dias 9 e 13 de janeiro de 2022, em Salt Lake City, Utah, em caráter presencial. A ocasião contaria com exibições de palestras e teria parte de suas atrações aberta ao público. Entretanto, a variante Omicron e o volume de pessoas não vacinadas ocupando hospitais nas grandes cidades do país acenderam o sinal de alerta para o Comitê de Diretores, que votou pelo cancelamento em caráter unânime.

Leia também

Imagem mostra duas silhuetas humanas observando um céu estrelado com um binóculo
Fãs da astronomia de repente se viram sem o maior evento do ramo no ano, cortesia do aumento de infecções pela Covid-19 e sua variante Omicron pelos EUA (Imagem: vchal/Shutterstock)

“O rápido aumento da variante Omicron da Covid-19 e os riscos de saúde trazidos por ela à equipe, palestrantes, expositores e contratados terceirizados, bem como a alta probabilidade de transmissão do vírus entre convidados para outras pessoas após a conferência, foi considerado significativo demais para a realização do evento”, diz trecho do comunicado divulgado pela AAS.

“Mais além, as restrições nacionais e internacionais de viagem já impactaram a capacidade de alguns de nossos visitantes e palestrantes, limitando suas habilidades de viajarem para Salt Lake City”, diz outro trecho, antes de esclarecer que algumas das atrações previstas para a feira ainda poderão acontecer em caráter virtual.

O comunicado também esclarece que o evento tido como “menor” – uma conferência minoritária da AAS em junho – tomará o lugar de conferência principal do ano de 2022. Este evento ocorrerá entre os dias 12 e 16 de junho, em Pasadena, na Califórnia.

É a segunda vez que o “Super Bowl da Astronomia” sofre uma perda de sua realização por causa da atual pandemia, com a AAS sendo forçada ao cancelamento da ocasião em 2021. O último encontro presencial da sociedade foi em janeiro de 2020, em Honolulu, no Havaí. Entretanto, em 2021, o evento virtual ocorreu com toda a programação intacta, tendo em vista que a organização teve cerca de três meses de sobreaviso. Para este ano de 2022, contudo, esperava-se que a recuperação da economia dos EUA, trazida pela ampla campanha de vacinação promulgada pelo presidente Joe Biden no começo do ano passado, desse um resultado mais positivo.

Infelizmente, não foi esse o quadro obtido: segundo informações divulgadas pela Universidade Johns Hopkins em outubro de 2020, a cada 10 não vacinados contra a Covid-19, mais de oito não desejam mudar esse quadro, citando falta de confiança no imunizante. Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC), hospitais por todo o país enfrentam uma média de quase 13 mil novos infectados por dia na última semana.

A conferência de junho, apesar de confirmada como presencial, é hoje passível de mudanças. De acordo com o mesmo comunicado da AAS, a sociedade vai “reunir uma força tarefa (…) para desenvolver ideias de como apresentar a conferência de junho de 2022 e as posteriores de uma forma que priorize o networking eficiente, a segurança e a inclusão”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.